Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/07/2010 10:38

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva

Hífen

Algumas das mudanças nas regras do hífen têm sido uma pulga na orelha dos operadores da língua portuguesa. Há um emaranhado de regras ou procedimentos, sem orientação científica, tido a valorizar a decoreba.

Apoiado em pesquisa de João Cruzué, vejamos os casos mais comuns:

1-Prefixos terminados em vogal diante de palavras iniciadas por “r” ou “s” perderam o antigo hífen e aquelas consoantes passam a ser dobradas: anti-rábico, antirruídos, antissemita, antisséptico, antissocial; autorregeneração, autorretrato, autorrespeito, autossuficiente, autossugestão; contrarruptura, contrassenha, contrassenso.

2- Prefixos terminados com a mesma vogal da palavra seguinte agora têm hífen: antiimperialista, anti-ínflamatório, anti-intelectualista, micro-ônibus; micro-ondas.

Exceção é o prefixo “co” que sempre se aglutina com a palavra seguinte, mesmo que comece com a mesma vogal: coobrigação, coordenar, cooptar, cooperação;

3- Não têm hífen as palavras cujo prefixo terminar em vogal diferente: semiaberto, semiárido, semiautomático, autoafirmação, autoajuda, autoescola, autoestrada, coautor, contraordem, extraoficial, infraestrutura, intrauterino; neoexpressionista, neoimperialista.

4- Prefixos terminados com a mesma letra “r” que inicia a segunda palavra continuam sendo grafados com hífen: hiper-resistente, inter-relacionado, super-resistente.

5- Os prefixos “ex”, “sem”, “além”, “recém”, “aquém”, “pró”, “pós”, e “pré” têm hífen: sem-terra, ex-presidente, recém-chegado, pré-aquecido, pré-nupcial, pós-graduado, além-mar.

6- Prefixos em que a segunda palavra se inicia com “h”, continuam com hífen: super-homem, sobre-humano, co-herdeiro, anti-higiênico, mini-hotel.

Exceção: subumano que perde o h e o hífen resultando nova grafia: subumano

7- Não se usa hífen quando o prefixo termina com vogal diante de palavra que comece por consoante, menos diante das consoantes \"r\" e \"s\": antiprojeto, antitetânico, contraproducente, contraparente, autopeça, geopolítica, microcomputador, semicírculo, semideus, ultramoderno.

Exceção Usa-se sempre o hífen depois o prefixo \"vice\": vice-presidente, vice-rei, vice-diretor, vice-almirante, etc.

8- Quando o prefixo terminar em consoante igual à da segunda palavra, grafa-se com hífen: inter-racial, inter-regional super-requintado, hiper-radical, super-resistente, hiper-romântico.

Para os demais casos (consoante diferente) não há hífen: hipermercado, supermercado, intermunicipal, superprotetora.
9- Com o prefixo sub, usa-se o hífen diante de palavra que comece com a letra \"r”: Sub-região, sub-raça, sub-repticiamente,

10 - Usa-se hífen: com os prefixos “pan” e “circun” diante de palavra iniciada por m, n e vogal circun-navegação, pan-americano, pan-meridional, etc.

11 - Não se usa o hífen quando o prefixo termina em consoante seguida de vogal na segunda palavra: interestadual, hiperacidez, hiperativo, superaquecimento, supereconômico, superexigente, superamigo, e

12 -Usa-se hífen em palavras de origem tupi-guarani compostas com os sufixos açu e mirim: Moji-guaçu, capim-açu, anajá mirim (o nome das cidades Mogi-guaçu, Mogi-mirim, por respeito à tradição, continuam sendo grafadas com g, como ocorre com Bahia, Jahu e outras.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)