Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/05/2009 08:03

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva


O etc.
O etc é uma abreviação do latim et cetera (ou et cetera e et cetera) que significa "e outros", "e os restantes" e "e outras coisas mais". O Aurélio Século XXI explica que era usado no latim medieval como fórmula em certos atos jurídicos, e modernamente para evitar uma longa enumeração.
Para indicar que não se trata de uma palavra, mas sim de uma abreviação: essas três letras não são lidas como escritas, como tais (/etecê/ ou /étic/), mas como uma representação condensada de "etcétera", da mesma forma que "cia." e "dr." são lidos como "companhia" e "doutor". Também não se deve colocar reticências após o etc., uma vez que ambos são recursos utilizados para o mesmo fim: sinalizar ao leitor que a enumeração que está sendo apresentada não é exaustiva, apenas exemplificativa
Já antes do etc ensina o “Wikcionário”, a tendência é pontuá-lo como os demais itens da enumeração que ele estiver encerrando: (1) com vírgula (a, b, c, etc.), (2) ponto-e-vírgula (a; b; c; etc.) ou (3) ponto (A. B. C. Etc.). Os exemplos são do Grande Manual de Ortografia Globo, de Celso Pedro Luft: (1) "Comprou livros, revistas, cadernos, etc." - (2) "Palavras que se escrevem com rr e ss: carro, narrar; excesso, remessa; etc." - (3) "Levantar cedo. Respirar o ar puro da manhã. Fazer ginástica. Etc."
A partícula “etc.”, como já dito, é a abreviatura de et cetera, que significa “e outras coisas”, “e o mais”, “assim por diante”, etc.
Como tem aqueles significados, o etc. não pode vir precedido de “e”. É errado escrever: “Comprei um lápis, um caderno, uma caneta e etc.”. Esse “e etc” não pode ser empregado nem mesmo para dar ênfase à frase.
E a vírgula? Autores há que ensinam que antes do etc, também não se usa vírgula em razão do significado da partícula (“e demais coisas”). Outros, porém, consideram que esse etc é um elemento da enumeração e necessita de vírgula. Essa é minha opinião. Aliás, os bons dicionários e o próprio “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”, editado pela Academia Brasileira de Letras, trazem vírgula antes do etc.
Celso Pedro Luft, escolheu aleatoriamente 100 páginas de escritores e gramáticos como Gilberto Freire, Pedro Nava, Darcy Ribeiro, Autran Dourado, Graciliano Ramos, Marilena Chauí, Antônio Cândido, Paulo Rónai, José Guilherme Merquior, Antenor Nascentes, Antônio Soares Amora, Massaud Moisés, Rocha Lima, Evanildo Bechara, Celso Cunha e Gladstone Chaves de Melo, entre outros, e encontrou 115 ocorrências com pontuação, contra 14 apenas sem pontuação (A Vírgula. Editora Ática, São Paulo, 1996).
Como o etc significa “e outras coisas”, não podemos usá-lo para pessoas: “Estiveram na reunião os diretores do clube, os conselheiros, diversos sócios, etc”, porque se assim o fizermos estaremos dizendo que “estiveram na reunião diretores, conselheiros, diversos sócios e outras coisas”.
Se o etc. terminar a oração, não há necessidade de colocar um outro ponto, porque o etc. tem a função de ponto final. Se vale por ponto final, não se pode colocar reticências à frente (etc...). Por fim, não existe a terminação etc.,etc.,etc. que se tem visto de vez em quando e, até, em bons autores.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)