Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/05/2008 09:00

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva

Dias neblinosos

As manhãs dos primeiros dias da semana, para nós, motoristas ou viajeiros do extremo noroeste paulista e do bolsão matogrossense (antigamente éramos chamados de choferes e viandantes, !cruz credo!), as manhãs foram de faróis acesos. Pouco se via nas estradas e nas ruas, nada além de alguns palmos à frente de nossos narizes. Uma forte neblina tomava conta de nossos céus. Não chovia - sequer garoava - e nem o tempo era pluviátil. Um vento sul trouxe-nos a sensação de inverno, impondo-nos agasalhos. A névoa exigia atenção e cautelas redobradas dos condutores de veículos., pois o perigo estava à porta.
Tivemos nesses dias cerração ou serração?.
Como névoa combina com o ambiente de serras, de montanhas, altiplanos e colinas, em cujos topos quase sempre aparecem pequenas nuvens, qual distante fumaça, há uma tendência de se escrever que aquele fenômeno meteorológico do começo da semana foi uma serração.
Nada, porém, mais enganoso. Serração, com ‘esse’, é o ato de serrar, de separar, de cortar, de dividir. Também, serrar é ‘filar’ um cigarro ou guimba (bituca) ou, então, bebericar num copo alheio de aperitivo. ‘Serra’ é um instrumento cortante ou um aglomerado de montanhas, Nada a ver com aquela embaciada e madrugadeira nébula.
O que nós vimos – e sentimos - foi a cerração. Assim mesmo, com ‘ce’ de cebola, como se costumava dizer no grupo escolar.
A palavra é derivada do verbo cerrar, cujo significado principal é fechar, unindo duas ou mais partes de determinada coisa: Cerradas as portas e as janelas, o casal recolheu-se ao leito. Testamento cerrado é o sigiloso, escrito pela própria pessoa ou por alguém a seu pedido, e depois fechado (lacrado), sem que ninguém o possa ler, para ser aberto somente após a morte do testador.
O elemento de composição da palavra - ‘cerr’ - tomamos emprestado do termo espanhol cerra que significa justamente fechar.
Cerrar, na língua portuguesa, é também terminar ou concluir: Cerrou a carta com as frases de estilo. Igualmente, é apertar: Cerrou os punhos e os dentes em atitude belicosa. Além disso, pode ser empregado com o sentido de escurecer ou de trevas : Cerrar a noite.
Encerrar, de igual família etimológica, tem a mesma raiz cerr, é fechar (‘guardar o gado na encerra’, como se diz no Sul). “Recebe o afeto que se encerra /
em nosso peito varonil”, são versos de Bilac no ‘Hino à Bandeira’.
Descerrar, sua prima-irmã, é abrir o que está fechado, é descobrir, é desvendar: Descerrou a placa de inauguração, coisa de bem-querer dos políticos em geral.
Cerração é a bruma espessa, densa, que, como a escuridão, veda ou dificulta a visão; é o tempo fechado, toldado, encoberto.
O termo cerração também é empregado para designar a dificuldade de falar, a rouquidão, a sufocação, males antigamente conhecidos como cerração dos peitos, como esse que nos enerva e abespinha, a nós os bronquíticos, nesta transição outono-inverno.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)