Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/11/2012 13:50

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Os substantivos compostos e seus plurais

Ao falar de substantivos compostos por duas palavras escritas separadamente, lembramos de um princípio inalterável: quando os elementos que compõem o termo forem palavras variáveis, ambos os termos vão para o plural: couves-flores, obras-primas.
Deixamos para tratar em comentários futuros dos substantivos compostos por dois verbos (corre-corre – pega-pega), ou, ainda, por palavra invariável seguida de substantivo ou adjetivo (abaixo-assinado, vice-prefeito), por termos que se ligam por preposição (pão-de-ló – pé-de-cabra, mula-sem-cabeça) e, finalmente, por palavras repetidas (rico-rico).
Cumprindo a tarefa – e Deus nos livre do tom professoral – vamos lá:
1 - quando formado por dois verbos: normalmente ambos os termos vão para o plural: pega-pega 2 – quando o primeiro termo for invariável, somente o segundo elemento é que toma a forma de plural (vice-diretor 3- quando os elementos formadores da palavra estiverem ligados por preposição, só o primeiro é que pluraliza: chapeu-de-sol 4- quando o segundo elemento já estiver no plural, à forma será a mesma, alterando-se no plural somente o artigo: o para-raio
Restam-nos agora, os plurais com metafonia (= mudança de som), Há substantivos que sofrem alterações na pronúncia: carôço, caróços, chôco, chócos, côrpo, córpos, fôrno, fórnos, pôrco, pórcos, pôsto, póstos, socôrro, socorros.
Observação: os acentos gráficos colocados nas palavras acima são meramente formais, não existem na realidade, estando aqui grafados unicamente para indicar a tonicidade do termo.
Exceção: não são metafônicas, portanto não têm mudança de som, mantendo a pronúncia fechada (grave) no primeiro o: almoços, bolsos, esposos, estojos, globos, gostos, pescoços, rebocos etc.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)