Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

14/11/2012 13:50

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Os substantivos compostos e seus plurais

Ao falar de substantivos compostos por duas palavras escritas separadamente, lembramos de um princípio inalterável: quando os elementos que compõem o termo forem palavras variáveis, ambos os termos vão para o plural: couves-flores, obras-primas.
Deixamos para tratar em comentários futuros dos substantivos compostos por dois verbos (corre-corre – pega-pega), ou, ainda, por palavra invariável seguida de substantivo ou adjetivo (abaixo-assinado, vice-prefeito), por termos que se ligam por preposição (pão-de-ló – pé-de-cabra, mula-sem-cabeça) e, finalmente, por palavras repetidas (rico-rico).
Cumprindo a tarefa – e Deus nos livre do tom professoral – vamos lá:
1 - quando formado por dois verbos: normalmente ambos os termos vão para o plural: pega-pega 2 – quando o primeiro termo for invariável, somente o segundo elemento é que toma a forma de plural (vice-diretor 3- quando os elementos formadores da palavra estiverem ligados por preposição, só o primeiro é que pluraliza: chapeu-de-sol 4- quando o segundo elemento já estiver no plural, à forma será a mesma, alterando-se no plural somente o artigo: o para-raio
Restam-nos agora, os plurais com metafonia (= mudança de som), Há substantivos que sofrem alterações na pronúncia: carôço, caróços, chôco, chócos, côrpo, córpos, fôrno, fórnos, pôrco, pórcos, pôsto, póstos, socôrro, socorros.
Observação: os acentos gráficos colocados nas palavras acima são meramente formais, não existem na realidade, estando aqui grafados unicamente para indicar a tonicidade do termo.
Exceção: não são metafônicas, portanto não têm mudança de som, mantendo a pronúncia fechada (grave) no primeiro o: almoços, bolsos, esposos, estojos, globos, gostos, pescoços, rebocos etc.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)