Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

14/03/2008 10:46

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Cedilha ou dois esses
A cedilha (do castelhano cedilla, «pequeno z») é um sinal diacrítico. Em português poderíamos chamá-la de zedilha. A grafia atual teve origem na escrita gótica medieval ‘ʒ’. A utilização do sinal gótico é devido à limitação do alfabeto latino.
No conceito dicionarizado, cedilha é um sinal gráfico que se sotopõe (pôr por baixo) ao c, antes de a, o, u, para indicar-lhe o valor fonético de s inicial.
Nas origens da língua portuguesa, século XII, quando imperante o latim vulgar, havia dois fonemas que, embora parecidos, não eram idênticos: um era representado por s ou ss, e outro por ç ou c: os dois esses quando a sibilante fosse surda, como em sessicare> sossegar> sossego; o ç ou c, quando no latim a sílaba fosse “ti”: comintiare> començar> começar; natione> nação. O uso das consoantes geminadas rr e ss entre vogais nasceu, segundo lição de Said Ali (“Gramática Histórica da Língua Portuguesa”, 7ª ed., pp. 43 e seguintes), da “necessidade de se representar pela escrita sons que, sem essa precaução, se confundiriam com outros”.
Os antigos não tinham qualquer cuidado com a etimologia, porém usavam o s dobrado, nas palavras derivadas do latim, quando tal fonema fosse empregado sem o som de z e o c (cedilhado ou não) quando correspondesse ao som de c ou de te ou ti da língua-mãe: lancea> lança, minancia> ameaça, matea> maça, pretiu> preço. Depois, com a dialetação do latim, resultado da invasão bárbaro-germânica da Península Ibérica, esses fonemas originários fundiram-se em um só, a sibilante surda, decidindo-se a escrita pela etimologia.
Não há uma regra fixa de quando se deve escrever com dois esses ou com c cedilhado. Para não errar é preciso um conhecimento profundo do latim, hoje língua afastada do ensino regular.
Quando não conheço a correspondente palavra latina, o que é muito comum, uso de um recurso que me resolve a maioria das dúvidas. Toda palavra tem um radical, uma parte que não se altera. Primeiro exemplo: consolo, consolar, consolado, consolante, consolável: o radical é consol. Para saber se devo escrever a palavra consolação com c cedilhado ou dois esses, ao radical acrescento o sufixo “or”, que indica agente ou instrumento. Quem consola é o consolador. Segundo exemplo: eleger, elegível, eleitorado, eleito. Quem elege é o eleitor; daí eleição. Terceiro exemplo: confessar, confessado, confidente, confiteor. A pessoa através da qual (instrumento) é realizado o ato de confessar é o confessor, portanto confissão.
Este, então, o macete: 1º - quando a palavra que expressa aquele que faz, o agente, ou instrumento através do qual a ação é feita, terminar em dor ou tor, uso o c cedilhado: consolador> consolação, evaporador> evaporação, eleitor> eleição, extintor> extinção, instrutor> instrução, promotor> promoção, acelerador> aceleração etc.; 2º - se terminar em sor, emprego os dois esses: agressor> agressão, concessor> concessão, confessor> confissão, depressor> depressão, impressor> impressão, opressor> opressão, professor> profissão, repressor> repressão, sucessor> sucessão etc.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)