Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

13/10/2011 16:17

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Lá e cá!

Há notáveis diferenças de conceito em palavras da língua falada em Portugal e no Brasil. Baderna aqui é confusão, desordem; em Portugal, diz-se de uma pessoa considerada inútil, por velhice ou doença. Berra para os falantes da língua portuguesa do Brasil é conjugação do verbo \"berrar\", ou, então, como substantivo, o cio dos veados. Do lado de lá do Atlântico, como substantivo designa a moda, a onda do momento, a última novidade: \"Este relógio está na berra lá em Roma”. O que aqui se classifica como feminino de bicho, lá tem o significado de fila. ‘Final da fila’ é o rabo da bicha. Pila é o nome com o qual as crianças tratam o órgão sexual masculino (para os gaúchos, é o dinheiro); pipi, o órgão sexual feminino (para nós, o xixi); picas, o cobrador do ônibus (aquele que perfura as passagens); cacete é o nosso pãozinho francês (para a maior parte da população brasileira, picas e cacete são sinônimos de pênis); punheta (aqui, exceto na Bahia onde é nome de um bolinho de tapioca cozido, é masturbação masculina) é o prato de bacalhau cru, desfiado à mão; putos que em grande parte do Brasil é nome que se dá aos homossexuais, são os pré-adolescentes; broche, aqui adorno que as mulheres usam como jóia, lá é o sexo oral praticado pela mulher; trombado, o feito pelo homem; e desabrochar, o clímax do orgasmo, que aqui significa o abrir de uma flor; fita-cola é o nosso durex; durex é o nome de um preservativo masculino.
Vai-e-vem são os ônibus espaciais; fusca é pistola, revólver; autocarro, o ônibus; breque é o pum, que lá também é chamado de traque; o nosso breque é o travão; carta de condução é a carteira de habilitação de motorista; matrícula é a placa do carro.
Cauteleiro é o vendedor de bilhetes de loteria. Lá não existem ingressos, mas bilhetes. Bilhete para um jogo de futebol, um baile, um espetáculo musical, um filme...
Tira-cápsulas é o abridor-de-garrafas; frigorífico, a geladeira; geladaria, a sorveteria; gelado, o sorvete; rebuçado tanto pode ser o pirulito, como as balas recobertas; água fresca, a água gelada; água lisa, a água sem gás; lume, o fogo; fogo, o incêndio; chamiços, os fósforos;
Factura é a nota fiscal; facto é o acontecimento; fato é a roupa, o terno; fato-de-banho, tanto é o maiô, quanto a sunga ou o calção; guardafatos é o guarda-roupa; quinta é a chácara, o sítio pequeno; sítio é lugar.
Bestial quer dizer sensacional, excelente, maravilhoso (para nós, é brutal, grosseiro, próprio de besta); verniz é o esmalte de unha. Retalhista é o comerciante varejista; grossista, o atacadista. E rebaixas são as liquidações de estoque. Remendar roupas é passajar. Panado é o bife à milanesa. Mulher-a-dias é a faxineira. Uma lâmpada não se queima, funde-se.
Alcatrão é o asfalto, estrada alcatroada é a estrada asfaltada; quando estiver sendo pavimentada a estrada não está ‘em obras’ está em beneficiação; falhanço é fiasco; auto golo é gol contra; a transmissão de imagens em câmara lenta lá é chamada de movimento lento.
A letra K eles lêem capa; OK é ocapa. Betão é o cimento armado, o concreto (em francês, concreto tem o nome de beton e por isso, as máquinas que misturam o cimento, areia, pedra e água para fazer o concreto são denominadas de betoneiras), Os nossos mauricinhos lá são chamados de betinhos.
Português não deixa recado na secretária eletrônica, grava mensagem no atendedor automático; não fala ao celular, mas ao telemóvel.
As Apaes de lá se chamam Associações de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)