Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/07/2007 08:40

Alcides Silva - Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Língua portuguesa, inculta e bela!
Alcides Silva
A nível de...

Li que a economia nacional nos últimos meses “vai indo de vento em popa” e com “a aprovação do governo a nível de povo, Lula está nadando de braçadas nos índices de popularidade”. A economia poderá estar indo bem, agradando a maioria e contribuindo para os bons índices registrados pelas últimas pesquisas, mas, em bom falar, jamais a “a aprovação do governo de Lula estaria com índices elevados ‘a nível de povo’.
De uns tempos para cá, surgiu essa condenável locução a nível de, que está sendo usada praticamente em tudo: A nível de homem ele prefere camisas estampadas (=como homem) - O orçamento da obra está a nível de 30 mil reais – (= em torno de) – Decisão a nível de governo aumentou o preço dos combustíveis (= decisão governamental) – O senador Renan tem hoje, a nível de Brasil, uma grande reprovação (= em termos de Brasil, no plano nacional). Parece modismo lingüístico e, como toda moda, nem sempre conforme a língua padrão.
Nunca use a expressão ‘a nível de’ porque a palavra ‘nível’ é masculina e rejeita a regência da preposição ‘a’ desacompanhada de artigo. Assim, jamais escreva ou fale que determinado local está a tantos metros ‘a nível do mar’, mas, sim, ‘ao nível do mar’, porque, repetindo, ‘nível’ sendo substantivo masculino exige a presença de artigo masculino: ‘Este lugar está mil metros ao nível do mar’.
A preposição ‘a’ é um conectivo vocabular, faz a ligação (conexão) de duas palavras, subordinando uma à outra. Ela indica estada num lugar ou movimento para um lugar: Vou a São Paulo Amar a Deus
1 2 1 2
(1 = termo subordinante ou antecedente; 2 = termo subordinado ou conseqüente)
O sentido do primeiro termo (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (conseqüente). O termo antecedente pode ser um substantivo, um adjetivo, um verbo, um advérbio ou algumas das interjeições, o termo conseqüente será sempre e obrigatoriamente um conceito substantivo (expresso por um substantivo, pronome, infinitivo, oração substantiva ou palavra substantivada).
No exemplo ‘ao nível do mar’ a preposição a está mostrando uma situação (a que se encontra aquele lugar com relação ao mar).
Na expressão ‘a nível de povo’ não existe o termo subordinante com o sentido de estada ou movimento.
Nível é uma palavra com diversos significados: 1º- nomeia um instrumento destinado a determinar a horizontalidade de um plano ou a diferença de altura de dois pontos (nível de bolha): O pedreiro comprou novo nível; 2º- significa a superfície paralela ao plano do horizonte e também a elevação relativa de uma linha ou de um plano horizontal: O nível da água do Lago subirá somente em novembro; 3º- em sentindo figurado, nível é a altura relativa de valores: nível sócio-econômico – nível de escolaridade, ou, então, situação, estado ou plano: Os preços estão em níveis altíssimos – Reunião no nível de diretoria, ou, finalmente, padrão, qualidade, gabarito: Bairro residencial de alto nível – O filme é de bom nível artístico.
O substantivo nível, do latim libellu, diminutivo de libra (=balança, em português), através do francês livel, nivel [oxítono], é significante de idéias que expressem noções comparativas ou semelháveis de igualdade, de horizontalidade, de paridade, de regra, de norma ou de altura. Por isso que originário do romano libra, a balança.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)