Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/12/2008 06:41

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Bicho-carpinteiro

Vez por outra, na minha infância, era comum – e como!- (pai, mãe, tios, avós e agregados) ralharem comigo: “Fique quieto menino: parece que está com o bicho-carpinteiro”.
Também, pudera!, todos os atrativos pensáveis à meninada do meu tempo estavam ao alcance de minhas mãos. No fundo de meu quintal passava um largo ribeirão de pescas memoráveis e que possuía um delicioso “poção”, onde realizávamos intermináveis campeonatos de mergulhos; perto, sequer duzentos metros, umas palhadas repletas de rolinhas, fogo-pagou, amargosas, e até sorrateiros nambus, a não folgar descansos aos meus rústicos estilingues; mais à frente, a “cava funda”, com seus mistérios e esconderijos de uma erosão a meter medo; mais além, do outro lado, as rivalidades dos grupos que se quitavam no “arrisca-vida de Vila Falcão”, praça de guerra montada por nossa imaginação num largo de terra batida e que separava os territórios dos “de lᔠe dos “de cá”, eternos rivais; nas lonjuras dos campos de pastagens de todos os redores, que meus pés quebravam em meia hora de andança e folganças, os jambos, as pitangas, as gabirobas, as jabuticabas silvestres, os beijos escondidos e até, no ápice do arroubo, uma desajeitada mas esfervilhante e inesquecível bolinada.
Tempos que não voltam!
O Aurélio Século XXI diz que ter bicho-carpinteiro é não poder estar quieto, não parar em lugar nenhum e faz uma referência ao escaravelho (besouro).
O Houaiss informa que bicho-carpinteiro é o nome comum que se dá a determinadas espécies de besouros que durante o estágio larvar brocam troncos e cascas de árvores.
O Laudelino Figueiredo registra que bicho-carpinteiro é o inseto que rói a madeira onde vive.
Outros dicionários trazem como sinonímia os substantivos excitação, estímulo, potência.
Na linguagem popular, o bicho-carpinteiro é chamado de rola-bosta porque vive de excremento de mamíferos herbívoros: as fêmeas preparam uma bolinha de excremento, na qual põem o ovo, e que enterram depois de empurrá-la a certa distância. Daí o nome popular. E faz sentido!
Esse besouro (jamais diga besourro ou bisorro, essas palavras não existem), que em alguns lugares também é chamado de broca, é muito ágil e está sempre em permanente atividade, roendo a casca ou o próprio cerne da árvore onde habita, geralmente de madeira-branca.
O menino traquina e bulhento daqueles tempos, que não parava quieto, era tido como ‘tomado pelo bicho-carpinteiro’.
Já, na linguagem popular, em menina, moça ou mulher, bicho-carpinteiro é considerado como fogosidade, ardor sexual, a ninfomania ou o furor uterino: ‘A Ritinha tá com o bicho carpinteiro, tá querendo arrumar a vida” (J. B. Serra e Gurgel: “Dicionário de Gíria”),

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)