Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/10/2012 17:36

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Guardas-noturnos – Guardas-noturno – Guarda-noturnos

Por certo, o leitor já terá visto o plural de guarda-noturno grafado de mais de uma maneira, se não com as três que intitulam este comentário.
Não é fácil a formação do plural dos substantivos compostos, porém, com um pouquinho de atenção, podem ser estabelecidos alguns princípios que evitarão futuras dúvidas.
Para encontrarmos o plural correto de uma palavra composta, primeiro é preciso verificar sua grafia:
1º - se formado por palavras que se escrevem unidas, sem hífen (aguardente, ferrovia, guardanapo, lobisomem, pernilongo, pontapé, etc.), o plural se forma com a simples adição de um s no final da palavra (aguardentes, ferrovias, guardanapos, lobisomens, pernilongos, pontapés);
2º - se o termo é composto por duas ou mais palavras escritas separadamente, é preciso verificar a qual ou quais categorias gramaticais pertencem aquelas palavras, isto é, se substantivo ou adjetivo, ou, então, se formado por dois verbos (corre-corre – pega-pega), ou, ainda, por palavra invariável seguida de substantivo ou adjetivo (abaixo-assinado – vice-prefeito), por termos que se ligam por preposição (pão-de-ló - pé-de-cabra – joão-de-barro - mula-sem-cabeça) e, finalmente, se composto por palavras repetidas (tico-tico).
Isso, porém, será assunto para um outro comentário.
Por enquanto, fiquemos com o nosso guarda-noturno, que é o nome que se dá a uma pessoa que vigia à noite um determinado lugar. Se é um nome, é substantivo. Descoberto isso, precisamos saber a que categoria gramatical pertencem cada um dos termos que compõe tal palavra. Guarda é o vigilante, o sentinela, uma pessoa, portanto, substantivo. Noturno é uma característica do guarda a que estamos nos referindo. Poderia ser diurno, matutino ou vespertino. Se é uma característica, por óbvio é uma qualidade (ou um defeito); logo, noturno é um adjetivo. Assim, guarda-noturno é um termo composto por um substantivo e um adjetivo.
Sabido isso, podemos afirmar sem medo de erro: composto por substantivo e adjetivo, ambos os elementos vão para o plural: guardas-noturnos.
Este é um princípio básico: substantivo + substantivo ou substantivo + adjetivo ou, ainda, adjetivo + substantivo, flexionam-se ambos os elementos: amores-perfeitos – sextas-feiras – cartas-bilhetes - cirurgiões-dentistas ou cirurgiães-dentistas – decretos-leis - tenentes-coronéis – tios-avós.
Se o segundo termo limitar a significação geral do primeiro, indicando-lhe semelhança ou finalidade, aí, há gramáticos mais radicais, como Rocha Lima, por exemplo, que entendem que só o primeiro elemento é que vai para o plural: bananas-maçã, canetas-tinteiro, saias-balão. Todavia, a corrente dominante, à qual se agregam os estudiosos do português moderno, considera que tanto ambos os termos podem variar, como somente o primeiro: sambas-enredos (ou sambas-enredo) – pombos-correios (ou pombos-correio) – caminhões-tanques (ou caminhões-tanque), prevalecendo aqui a eufonia (bananas-maçãs).
Assim, concluindo por hoje, como regra geral, quando a palavra composta for formada por dois elementos variáveis (substantivo + substantivo ou por substantivo + adjetivo, ou vice-versa), como guarda-noturno, o plural se formará flexionando-se ambos os componentes: guardas-noturnos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)