Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/06/2009 10:28

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Galera

Virou moda, difundida pela linguagem televisual, aceito sem qualquer embargo pela juventude w pelos que se dizem ‘da hora’, o emprego do substantivo ‘galera’ com o significado popular de turma, grupo de pessoas, torcida, platéia etc. No “Faustão” e programas de auditórios, essa palavra é pronunciada mil vezes por hora. Até a música popular, dita country, abusa do termo.
“Alô, galera de caubói / alô, galera de pião
Quem gosta de rodeio bate forte com a mão!”
‘Galera’ (do catalão galera, através do grego bizantino galéa), na língua padrão, designa um navio antigo, de guerra, como na música carnavalesca “Pirata da Perna de Pau”.
Nos parlamentos, nos teatros e casas de espetáculo, o conjunto de assentos localizados em um piso mais elevado, chama-se galeria. Por derivação metonímica, o público se instala naquelas cadeiras também é denominado de galeria. Daí, por metaplasmo, o substantivo galera.
Galera não é gíria, é linguagem popular.
Gíria é a linguagem informal, metafórica e jocosa, mas efêmera, de um determinado grupo social coeso; a linguagem popular é o modo de expressão de uso geral, escrito e/ou falado de uma comunidade humana.
Gladstone Chaves de Melo (“A Língua do Brasil”, 3ª ed., FGV, Rio, 1975, p. 209) diz que “o que caracteriza linguisticamente as gírias, é, de um lado, a preocupação esotérica, o cuidado que têm os componentes do grupo de criar a sua linguagem diferente, ininteligível a estranhos e claríssima a si próprios. A linguagem deles é uma barreira, uma defesa”.
A linguagem popular é única na comunidade humana, é a língua coloquial, aprendida de ouvido, própria para atender as necessidades diárias da comunicação oral. Seus vocábulos geralmente têm sentido concreto, “constituindo moeda corrente de circulação franca na transação das idéias”, como afirma Othon M. Garcia em “Comunicação em Prosa Moderna, 2ª ed., FGV, Rio, 1969, p. 163).
“Cuca”, na linguagem popular, é sinônimo de inteligência. “Cuca cheia” é gíria de ‘bêbado’; cuca fresca, de pessoa tranquila; cuca fundida, de pessoa preocupada; cuca quente, de pessoa explosiva.
A gíria varia conforme o grupo que a utiliza. Há gíria entre os desportistas, os estudantes, os soldados, os malandros, a súcia, a corja, a caterva, a polícia, dos ‘funkistas’ etc.
A gíria, porém, não é calão, o palavrão chulo, a expressão obscena. Também não é jargão, que é linguagem técnica de uma determinada profissão ou atividade. Para os médicos, a dor de cabeça é cefaléia; a falta de açúcar no sangue é hipoglicerina; o fastio, anorexia; a fraqueza, astenia.
A linguagem popular é duradoura, tendendo transformar-se em linguagem literária; a gíria, normalmente, transitória, de vida curta, muitas vezes sem registro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)