Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alcides Silva: Língua Portuguesa, Inculta e bela!

Alcides Silva - 10 de maio de 2012 - 14:29

Os pais-nossos e as ave-marias

É costume pessoas que recebem alguma ‘graça’ espiritual, mandarem publicar nos jornais as orações com as quais obtiveram o atendimento do pedido.
Tenho visto em ‘orações’ recentemente publicadas que, para obter a intercessão pretendida, deve o interessado, depois de ler o texto divulgado, rezar “1 pai-nosso e 3 aves-maria”. Melhor seria mandar rezar “um pai-nosso e três ave-marias!”. Por quê?
Primeiro, os numerais cardinais (os números básicos; um, dois, três, nove, etc.) na escrita, de um a dez devem ser grafados por extenso; a partir de 11, inclusive, em algarismos; Assim, um pai-nosso, dois credos, três salve-rainhas, 15 ave-marias. Num ‘terço’ são rezados cinco pais-nossos e 50 ave-marias; já num rosário, são 15 os pais-nossos e 150 as ave-marias.
Segundo, sendo ‘ave-maria’ uma palavra composta, seu plural é ‘ave-marias’, porque o primeiro termo (ave), é uma interjeição latina (= salve!) e não varia; o segundo elemento (maria) é um substantivo e, por isso, varia normalmente.
Já o termo ‘pai-nosso’ é formado por um substantivo e um pronome pessoal, ambas palavras variáveis, indo as duas para o plural : pais-nossos.
Vamos rememorar os três princípios básicos aprendidos, ainda, na escola primária:
1º- quando os elementos componentes de um vocábulo composto se ligarem por hífen e o primeiro deles for uma palavra invariável ou um verbo, só o segundo vai para o plural: ave-marias, bate-bolas, bate-papos, guarda-chuvas, mal-acabados, meio-fios, passa-moleques, porta-bandeiras, sempre-vivas;
2º- quando os termos se ligam por preposição, só o primeiro passa para o plural: abelhas-do-campo, chapéus-de-sol; fins-de-semana, joões-de-barro, mulas-sem-cabeça, pãos-de-ló, pés-de-cabra, perobas-do-campo. pimentas-do-reino;
3º- quando a palavra composta é constituída por dois substantivos, ou um substantivo e um adjetivo ou, ainda, um substantivo e um pronome pessoal, geralmente ambos os termos vão para o plural: abelhas-mestras, amores-perfeitos, cabeças-brancas couves-flores, curtas-metragens, decretos-leis, farinhas-secas, garças-brancas, gatos-pretos. ipês-roxos, manjares-brancos, melões-caboclos, obras-primas, pontas-direitas, viúvas alegre etc.

SIGA-NOS NO Google News