Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/02/2008 08:18

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Língua portuguesa, inculta e bela!
Alcides Silva
Bicho-carpinteiro
Vez por outra, na minha infância, era comum – e como!- (pai, mãe, tios, avós e agregados) ralharem comigo: “Fique quieto menino: parece que está com o bicho-carpinteiro”.
Também, pudera!, todos os atrativos pensáveis à meninada do meu tempo estavam ao alcance de minhas mãos. No fundo de meu quintal passava um largo ribeirão de pescas memoráveis e que possuía um delicioso “poção”, onde realizávamos intermináveis campeonatos de mergulhos; perto, sequer duzentos metros, umas palhadas repletas de rolinhas, fogo-pagou, amargosas, e até sorrateiros nambus, a não folgar descansos aos meus rústicos estilingues; mais à frente, a “cava funda”, com seus mistérios e esconderijos de uma erosão a meter medo; mais além, do outro lado, as rivalidades dos grupos que se quitavam no “arrisca-vida”, praça de guerra montada por nossa imaginação num largo de terra batida e que separava os territórios dos “de lᔠe dos “de cá”, eternos rivais; nas lonjuras dos campos de pastagens de todos os redores, que meus pés quebravam em meia hora de andança e folganças, os jambos, as pitangas, as gabirobas, as jabuticabas silvestres, os beijos escondidos e até, no ápice do arroubo, uma desajeitada mas esfervilhante e inesquecível bolinada.
Tempos que não voltam! Que pena!
O Aurélio Século XXI diz que ter bicho-carpinteiro é não poder estar quieto, não parar em lugar nenhum e faz uma referência ao escaravelho (besouro).
O Houaiss informa que bicho-carpinteiro é o nome comum que se dá a determinadas espécies de besouros que durante o estágio larvar brocam troncos e cascas de árvores.
O Laudelino Figueiredo registra que bicho-carpinteiro é o inseto que rói a madeira onde vive.
Outros dicionários trazem como sinonímia os substantivos excitação, estímulo, potência, travesso.
Na linguagem popular, o bicho-carpinteiro é chamado de rola-bosta porque vive de excremento de mamíferos herbívoros: as fêmeas preparam uma bolinha de excremento, na qual põem o ovo, e que enterram depois de empurrá-la a certa distância. Daí o nome popular. E faz sentido!
Esse besouro (jamais diga besourro ou bisorro, essas palavras não existem), que em alguns lugares também é chamado de broca, é muito ágil e está sempre em permanente atividade, roendo a casca ou o próprio cerne da árvore onde habita, geralmente de madeira-branca.
O menino traquina e bulhento daqueles tempos, que não parava quieto, era tido como ‘tomado pelo bicho-carpinteiro’.
Já, na linguagem popular, “na língua certa do povo”, como dizia Bandeira, em menina, moça ou mulher, bicho-carpinteiro era considerado como fogosidade, ardor sexual, a ninfomania ou o furor uterino: ‘A Ritinha tá com o bicho carpinteiro, tá querendo arrumar a vida” (J. B. Serra e Gurgel: “Dicionário de Gíria”)
Reinaldo Pimenta, em A casa da Mãe Joana (volume I), explica que ‘quando se diz que uma pessoa tem bicho-carpinteiro (não pára quieta), é como se ela estivesse sendo roída por dentro por esse inseto’.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)