Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/10/2004 08:12

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva/O Jornal de Santa Fé do Sul

A dúvida:
“Qual a expressão correta:
Todo o poder emana do povo ou Todo poder emana do povo?
Todo é um pronome indefinido, isto é, determina o substantivo de modo vago, indeterminado ou impreciso e seu significado varia conforma esteja colocado na frase.
Sem artigo, tem a significação de um, cada, qualquer: Trabalho todo dia (= cada dia, qualquer dia); com artigo, significa inteiro: Toda a população deve ser consultada (= a população inteira). Toda casa (= qualquer casa) um dia precisa ser reformada. Toda a casa (= a casa inteira) precisa de ser reformada. Trabalho todo o dia.
As duas expressões constantes da dúvida estão corretas, porém com significações diferentes. Na primeira forma, o poder inteiro provém do povo: na segunda, qualquer poder tem sua origem no povo. No sentido em que está na Constituição Federal “todo poder” significa, o poder em sua plenitude, na totalidade das partes, e “todo poder” tem sentido partitivo e quer dizer qualquer um dos poderes da República.
Se a palavra todo aparecer depois de substantivo e significar inteiro, é um adjetivo: Andei o dia todo (o dia inteiro). Quando colocado antes do substantivo, para trazer a significação de inteiro deve vir seguido de um artigo. Toda a manhã estive trabalhando ( a manhã inteira). Quando modificar adjetivo ou verbo, funciona como advérbio: Os vivitantes ficaram todos admirados. Molhou-se toda na chuva. Mesmo exercendo a função de advérbio, conserva a propriedade de adjetivo, flexionando-se.
A forma neutra de todo é tudo e funciona como pronome substantivo ou como pronome adjetivo: Comeu de tudo (pronome substantivo)- Tudo aquilo era verdade (pronome adjetivo). Quando seguido de que, reclama o artigo o e exerce a função de pronome demonstrativo: Tudo o que foi falado era verdade.
Outra dúvida:
“Quando a palavra algum tem significado positivo e quando o tem negativo?”
Algum também é pronome indefinido e, da mesma forma que todo, o seu significado varia conforme sua colocação na frase.
Quando empregado antes do substantivo, algum tem valor positivo e significa qualquer: Preciso de algum tempo para me preparar. Depois do substantivo equivale a nenhum, tem valor negativo e, normalmente, deve ser precedido de outra negativa, em geral não, sem, nada ou nem: Não preciso de tempo algum para me preparar. Quando expressões como de modo, de forma, de maneira, de jeito (ou equivalentes) derem valor negativo à oração, o indefinido algum dispensa o uso de não, nem, sem e nada: De modo algum preciso de tempo para me preparar.
Algum ainda pode significar certo, um pouco de: Ele fez alguma coisa errada.
Além da forma feminina alguma, usada no exemplo acima, algum ainda possui as formas cognatas algo e alguém, que são pronomes: alguém indicando o nome de pessoa e algo, substituindo o de coisa: Alguém me disse que ele viria. Algo de sério deve ter ocorrido para ele não ter vindo. “Há algo de podre no reino da Dinamarca”.
Nenhum é a forma negativa de algum, cuja forma neutra é nada: Nenhum pedido será atendido. Nada do que se falou era verdade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)