Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/10/2004 07:44

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva/O Jornal de Santa Fé do Sul


Em recente concurso público, um candidato, explicando as perspectivas de sua profissão, escreveu o seguinte: “O médico-veterinário, atuando a nível do criador e trazendo-lhe novas tecnologias, faz com que ele obtenha maior produtividade e, conseqüentemente, aumente o seu nível sócio-econômico”.
Nível é uma palavra com diversos significados:
1º - nomeia um instrumento destinado a determinar a horizontalidade de um plano; 2º - significa a superfície paralela ao plano do horizonte e também a elevação relativa de uma linha ou de um plano horizontal: o nível da água subiu; 3º - em sentido figurado, nível é a altura relativa de valores: nível sócio-econômico; ou, então, situação, estado ou plano: os preços estão em níveis altíssimo; ou, finalmente, padrão, qualidade, gabarito: bairro residencial de alto nível. Seu significado é, pois, de igualdade, horizontalidade, paridade, regra, norma, altura.
De uns tempos par cá, porém, surgiu essa condenável locução a nível de que está usando praticamente em tudo: “A nível de o homem ele prefere camisas estampadas” (= como homem). “O orçamento da obra está a nível e trinta mil reais” (= em torno de). “Decisão a nível de governo aumentou o preço dos combustíveis” (= decisão governamental). “Lula tem hoje, a nível de Brasil, um forte índice de rejeição” (= em termos de Brasil, no plano nacional).
Nunca use a expressão a nível de, porque a palavra “nível”, masculina, rejeita a regência da preposição “a”, quando este vocábulo “a” estiver desacompanhado de artigo. Assim, jamais escreva ou fale: “Cassilândia está 470 metros a nível do mar”, mas, sim, ao nível do mar, porque, repetindo, nível, em sendo palavra masculina, necessita do artigo definido masculino “o”.
E, ainda, não podemos dizer a nível de porque a preposição a, como conectivo vocabular, liga duas palavras, subordinando uma à outra:
Vou a Campo Grande Amar a Deus
1 2 1 2
( 1, termo subordinante ou antecedente; 2, termo subordinado, ou conseqüente)
O sentido do primeiro termo (antecedente) é explicado ou completado no segundo (conseqüente). Se o termo antecedente pode ser um substantivo, um adjetivo, um verbo, um advérbio e algumas interjeições, o conseqüente significará sempre um conceito substantivo (expresso por substantivo, pronome, infinitivo, oração substantiva ou palavra substantivada).
A preposição a indica estada num lugar ou movimento para um lugar. No exemplo “ao nível do mar” a preposição a está mostrando uma situação (a que se encontra a cidade (um lugar) com relação ao mar).
Na expressão “A nível de” não existe o termo subordinante com o sentido de estada ou movimento.
De forma, voltando ao que determinado candidato quis dizer quando, num concurso público, escrevia sobre as expectativas de sua profissão no mundo atual: O médico-veterinário atua, não a nível do criador, mas, no plano do criador, ou seja, em termos do criador.
Quanto à expressão nível sócio-econômico, ela está correta, porque no texto significa uma altura relativa de valores.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)