Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/12/2008 06:40

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Porrinha

Diz o dicionário que (1) ‘porrinha’ é um jogo em que os parceiros encerram na mão certo número (entre 0 e 3) de moedas ou palitos de fósforo, para depois, um a um, tentarem adivinhar o total; basquete-de-bolso, jogo de palitinhos; que (2) quem ingere bebida alcoólica imoderadamente tende a ficar embriagado, bêbado, que (3) de porre’; quem perde o senso de responsabilidade pode arrumar encrencas (4), ‘cair na porrada’ e ‘levar uma tunda’, mesmo que seja um cidadão porreta(5).......
Semelhantes na escrita, porrinha, porre, porrada e porreta são cognatas, mas nada tem a ver com o designativo chulo do esperma, que uma visão rápida do agrupamento dessas palavras poderia sugerir.
Porre é derivado de porrão, que era uma moringa de barro, onde na Idade Média se guardava o vinho, a bagaceira, os licores, a jeropiga etc.
Na Grécia e em Roma, nos tempos primitivos, o vinho, a água e o azeite eram conservados em ânforas.
O termo porrão é de origem espanhola (porrón) e a moringa lá ganhou esse nome pela sua semelhança com o alho-porro (alho poró), um vegetal de talo largo com um bulbo (vulgarmente chamado de cabeça ou de dente) na extremidade, muito utilizado na culinária.
A locução tomar um porre é uma variante de tomar um porrão, isto é, tomar uma moringa inteira ou uma grande quantidade de bebida.
Porrão, na linguagem popular, com o tempo passou a significar também ‘uma grande quantidade’: “Falou um porrão de coisas que não entendi nada”.
Porque o tal pote de barro era bojudo e pequeno, por analogia, porrão é ainda o nome pelo qual se designa um indivíduo baixo e atarracado.
Porreta é uma palavra-ônibus que designa boas qualidades. É a pessoa afável, prestativa, confiável, simpática, comunicativa. Um filme porreta é um filme muito bom.; uma moça porreta é muito bonita. Um auxiliar porreta é prestimoso etc. Deriva do latim porrectus, particípio passado de porrigo que, no sentido próprio, significa estender a mão, e, no sentido figurado, apresentar, oferecer, dar.
Porrada vem de porra, nome de uma clava com a extremidade arredondada. Clava era uma arma de ataque e de defesa e consistia num pau pesado com uma ponta mais grossa. Uma pancada com a clava era uma porrada. Como na guerra ou na luta, as pancadas (bordoadas) eram muitas, porrada também passou a expressar o sentido de grande quantidade: “Ganhei uma porrada de dinheiro naquele jogo”.
Derivado de porrada veio o diminutivo porrete, e, depois, os sinônimos bastão, cacete, cassetete, tipos mais leves da clava. E também os mais pesados borduna, tacape, fueiro, dentre outros.
Porque o palito de fósforo se assemelha à miniatura de uma clava, o ‘jogo de palitinhos’ também é conhecido como porrinha.
O alho-poró, quando espremido, produz um líquido cinzento-claro, de cheiro bem forte e que se coagula rapidamente, chamado de porra. Segundo alguns etimologistas, por derivação metafórica, esse termo foi erigido à condição de vocábulo equivalente a esperma. Para outros estudiosos, os enunciados bastão e cacete por metáfora em razão da forma, têm o sentido conexo rude de pênis e daí, por regressão (bastão>clava>porra), conforme relaciona Houaiss, o de esperma: “esporra, esporrada, esporradela, esporrar, esporrento, esporriote, esporro”, pô!

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)