Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva - 05 de dezembro de 2008 - 06:40

Porrinha

Diz o dicionário que (1) ‘porrinha’ é um jogo em que os parceiros encerram na mão certo número (entre 0 e 3) de moedas ou palitos de fósforo, para depois, um a um, tentarem adivinhar o total; basquete-de-bolso, jogo de palitinhos; que (2) quem ingere bebida alcoólica imoderadamente tende a ficar embriagado, bêbado, que (3) de porre’; quem perde o senso de responsabilidade pode arrumar encrencas (4), ‘cair na porrada’ e ‘levar uma tunda’, mesmo que seja um cidadão porreta(5).......
Semelhantes na escrita, porrinha, porre, porrada e porreta são cognatas, mas nada tem a ver com o designativo chulo do esperma, que uma visão rápida do agrupamento dessas palavras poderia sugerir.
Porre é derivado de porrão, que era uma moringa de barro, onde na Idade Média se guardava o vinho, a bagaceira, os licores, a jeropiga etc.
Na Grécia e em Roma, nos tempos primitivos, o vinho, a água e o azeite eram conservados em ânforas.
O termo porrão é de origem espanhola (porrón) e a moringa lá ganhou esse nome pela sua semelhança com o alho-porro (alho poró), um vegetal de talo largo com um bulbo (vulgarmente chamado de cabeça ou de dente) na extremidade, muito utilizado na culinária.
A locução tomar um porre é uma variante de tomar um porrão, isto é, tomar uma moringa inteira ou uma grande quantidade de bebida.
Porrão, na linguagem popular, com o tempo passou a significar também ‘uma grande quantidade’: “Falou um porrão de coisas que não entendi nada”.
Porque o tal pote de barro era bojudo e pequeno, por analogia, porrão é ainda o nome pelo qual se designa um indivíduo baixo e atarracado.
Porreta é uma palavra-ônibus que designa boas qualidades. É a pessoa afável, prestativa, confiável, simpática, comunicativa. Um filme porreta é um filme muito bom.; uma moça porreta é muito bonita. Um auxiliar porreta é prestimoso etc. Deriva do latim porrectus, particípio passado de porrigo que, no sentido próprio, significa estender a mão, e, no sentido figurado, apresentar, oferecer, dar.
Porrada vem de porra, nome de uma clava com a extremidade arredondada. Clava era uma arma de ataque e de defesa e consistia num pau pesado com uma ponta mais grossa. Uma pancada com a clava era uma porrada. Como na guerra ou na luta, as pancadas (bordoadas) eram muitas, porrada também passou a expressar o sentido de grande quantidade: “Ganhei uma porrada de dinheiro naquele jogo”.
Derivado de porrada veio o diminutivo porrete, e, depois, os sinônimos bastão, cacete, cassetete, tipos mais leves da clava. E também os mais pesados borduna, tacape, fueiro, dentre outros.
Porque o palito de fósforo se assemelha à miniatura de uma clava, o ‘jogo de palitinhos’ também é conhecido como porrinha.
O alho-poró, quando espremido, produz um líquido cinzento-claro, de cheiro bem forte e que se coagula rapidamente, chamado de porra. Segundo alguns etimologistas, por derivação metafórica, esse termo foi erigido à condição de vocábulo equivalente a esperma. Para outros estudiosos, os enunciados bastão e cacete por metáfora em razão da forma, têm o sentido conexo rude de pênis e daí, por regressão (bastão>clava>porra), conforme relaciona Houaiss, o de esperma: “esporra, esporrada, esporradela, esporrar, esporrento, esporriote, esporro”, pô!

SIGA-NOS NO Google News