Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/04/2009 07:38

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Língua portuguesa, inculta e bela
Alcides Silva

Pais-nossos e ave-marias
É costume pessoas que recebem alguma ‘graça’ espiritual, mandarem publicar nos jornais as orações com as quais obtiveram o atendimento do pedido.
Tenho visto em ‘orações’ recentemente publicadas que, para obter a intercessão pretendida, deve o interessado, depois de ler o texto divulgado, rezar “1 pai-nosso e 3 aves-maria”. Melhor seria mandar rezar “um pai-nosso e três ave-marias!”. Por quê?
Primeiro, os numerais cardinais (os números básicos; um, dois, três, nove, etc.) na escrita, de um a dez devem ser grafados por extenso; a partir de 11, inclusive, em algarismos; Assim, um pai-nosso, dois credos, três salve-rainhas, 15 ave-marias. Num ‘terço’ são rezados cinco pais-nossos e 50 ave-marias; já num rosário, são 15 os pais-nossos e 150 as ave-marias.
Segundo, sendo ‘ave-maria’ uma palavra composta, seu plural é ‘ave-marias’, porque o primeiro termo (ave), é uma interjeição latina (= salve!) e não varia; o segundo elemento (maria) é um substantivo e, por isso, varia normalmente.
Já o termo ‘pai-nosso’ é formado por um substantivo e um pronome pessoal, ambas palavras variáveis, indo as duas para o plural : pais-nossos.
Vamos rememorar os três princípios básicos aprendidos, ainda, na escola primária:
1º- quando os elementos componentes de um vocábulo composto se ligarem por hífen e o primeiro deles for uma palavra invariável ou um verbo, só o segundo vai para o plural: ave-marias, bate-bolas, bate-papos, guarda-chuvas, meio-fios, passa-moleques, porta-bandeiras, sempre-vivas;
2º- quando os termos se ligam por preposição, só o primeiro passa para o plural: abelhas-do-campo, chapéus-de-sol; fins-de-semana, joões-de-barro, mulas-sem-cabeça, pãos-de-ló, pés-de-cabra, pimentas-do-reino;
3º- quando a palavra composta é constituída por dois substantivos, ou um substantivo e um adjetivo ou, ainda, um substantivo e um pronome pessoal, geralmente ambos os termos vão para o plural: abelhas-mestras, amores-perfeitos, cabeças-brancas couves-flores, curtas-metragens, decretos-leis, farinhas-secas, garças-brancas, gatos-pretos. ipês-roxos, manjares-brancos, melões-caboclos, obras-primas, pontas-direitas, viúvas alegres, etc.
‘Vivam os noivos!’
Na saudação, comum nos casamentos sem sofisticação, o sujeito é os noivos e em razão disso o verbo deve ir para o plural: “Vivam os noivos”.
Há uma confusão de viva (que na frase acima é verbo) com salve (interjeição). Viva é interjeição quando desacompanhada de artigo: Viva, Ronaldo, a alegria dos corintianos ! Viva, brasileiros, povo da esperança !.
Nos exemplos acima, após viva aparecem entre vírgulas Ronaldo e brasileiros, que nas frases são vocativos (são pronunciados de modo exclamativo) e os vocativos não admitem artigo: Ave, Maria, cheia de graça... - Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! - Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da paz! E não Ave a Maria - Salve a Rainha - Salve, o lindo pendão, salve, o símbolo augusto da paz.
Que suador!
Outra expressão comum é a “que suador!”, a significar dificuldades. ‘Fulano para pagar-me a dívida deu-me um tremendo suador”. Quem ‘sua’ é suador; o resultado de suar é suadouro. O sufixo dor indica o agente da ação e o douro, o local onde se dá ação, algo pertencente ou relativo à ação e, ainda, instrumento ou resultado da ação. Assim, abatedouro (lugar onde se abate, o matadouro), ancoradouro (lugar onde as embarcações se ancoram), bebedouro (lugar onde se bebe), comedouro (local onde os animais normalmente comem), nascedouro (lugar onde nasce alguma coisa), suadouro (ato ou efeito de suar, lugar muito quente que produz o suor).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)