Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva - 01 de setembro de 2011 - 16:32

Assistir a

Na linguagem coloquial, no uso comum do dia-a-a, na língua falada, está ficando comum o emprego do verbo ‘assistir’ sem preposição em todas as suas significações. No padrão escrito da língua não é bem assim, posto que conforme a regência será o significado do verbo assistir.
“Regência” é a relação de dependência entre o verbo e seu complemento.
O verbo assistir pode ser transitivo indireto, transitivo direto e intransitivo. Transitivo indireto: quando significa ‘ver’, ‘presenciar’, ‘caber’, ‘pertencer’ e exige complemento com a preposição “a”. Transitivo direto: quando significa ‘socorrer’, ‘ajudar’ e exige complemento sem preposição. Intransitivo: quando significa ‘morar’ exige a preposição “em”.
O verbo ‘assistir’ exige objeto indireto introduzido pela preposição ‘a’ quando o seu sentido for de ‘presenciar’, de ‘ver’, ‘ser espectador’: “Assisto aos jogos pela televisão”,
Se o objeto indireto for representado por pronome da 3ª pessoa, exigirá a ele ou a ela (singular ou plural, conforme o caso): “O filme era bom e muitos assistiram a ele”. Em frases como esta e em outras formadas pelos verbos aspirar, presidir, não se admite a forma pronominal lhe: ‘Glória, nós aspiramos a ela” (e não nós lhe aspiramos). ‘Aquela missa, nós assistimos a ela’.
Já quando o sentido for de ‘ajudar’, ‘prestar assistência’ ou ‘socorrer’, o verbo será transitivo direto e não necessitará de preposição para ligá-lo ao seu complemento: ‘A enfermeira assistiu o doente’. ‘Dois advogados assistiram o réu em seu julgamento’.
O verbo ‘assistir’ ainda pode significar caber ou favorecer, e, aí, será empregado como transitivo indireto, exigindo preposição ou pronome pessoal oblíquo. “Esse é um direito que assiste aos eleitores”.
Finalmente, o verbo “assistir’ tem, embora de pouquíssimo uso, o significado de ‘residir’, ‘morar’, ‘habitar’, e aí, será regido pela preposição em: \"Você então está assistindo por aqui, neste começo de Gerais?\" (Guimarães Rosa, Corpo de Baile, II).

SIGA-NOS NO Google News