Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/09/2011 16:32

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Assistir a

Na linguagem coloquial, no uso comum do dia-a-a, na língua falada, está ficando comum o emprego do verbo ‘assistir’ sem preposição em todas as suas significações. No padrão escrito da língua não é bem assim, posto que conforme a regência será o significado do verbo assistir.
“Regência” é a relação de dependência entre o verbo e seu complemento.
O verbo assistir pode ser transitivo indireto, transitivo direto e intransitivo. Transitivo indireto: quando significa ‘ver’, ‘presenciar’, ‘caber’, ‘pertencer’ e exige complemento com a preposição “a”. Transitivo direto: quando significa ‘socorrer’, ‘ajudar’ e exige complemento sem preposição. Intransitivo: quando significa ‘morar’ exige a preposição “em”.
O verbo ‘assistir’ exige objeto indireto introduzido pela preposição ‘a’ quando o seu sentido for de ‘presenciar’, de ‘ver’, ‘ser espectador’: “Assisto aos jogos pela televisão”,
Se o objeto indireto for representado por pronome da 3ª pessoa, exigirá a ele ou a ela (singular ou plural, conforme o caso): “O filme era bom e muitos assistiram a ele”. Em frases como esta e em outras formadas pelos verbos aspirar, presidir, não se admite a forma pronominal lhe: ‘Glória, nós aspiramos a ela” (e não nós lhe aspiramos). ‘Aquela missa, nós assistimos a ela’.
Já quando o sentido for de ‘ajudar’, ‘prestar assistência’ ou ‘socorrer’, o verbo será transitivo direto e não necessitará de preposição para ligá-lo ao seu complemento: ‘A enfermeira assistiu o doente’. ‘Dois advogados assistiram o réu em seu julgamento’.
O verbo ‘assistir’ ainda pode significar caber ou favorecer, e, aí, será empregado como transitivo indireto, exigindo preposição ou pronome pessoal oblíquo. “Esse é um direito que assiste aos eleitores”.
Finalmente, o verbo “assistir’ tem, embora de pouquíssimo uso, o significado de ‘residir’, ‘morar’, ‘habitar’, e aí, será regido pela preposição em: \"Você então está assistindo por aqui, neste começo de Gerais?\" (Guimarães Rosa, Corpo de Baile, II).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)