Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/02/2013 16:49

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela !

Alcides Silva
Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela !

Quaresma


Terminados os festejos momísticos, com a ressaca e as Cinzas da quarta-feira (para os cristãos, símbolo do arrependimento e da insignificância da criatura perante Deus), entramos na Quaresma, teoricamente tempo de preparação à Paixão de Cristo que ocorrerá na Semana Santa.


É o domingo de páscoa que rege o carnaval e, por conseguinte, a quaresma. A páscoa é celebrada no primeiro domingo da lua cheia após o equinócio da primavera no hemisfério Norte e do outono, no hemisfério Sul.


Equinócio é uma palavra que deriva do latim (aequus (igual) e nox (noite), significando “noite igual”) e refere-se ao momento do ano em que a duração da luminosidade do dia é igual à escuridão da noite. Há dois equinócios por ano: em 21 ou 22 de março e em 22 ou 23 de setembro.


O termo quaresma veio do latim “quadragesima dies”, ou seja, quadragésimo dia. Ele se encontrava no início de uma frase e passou a denominar um período todo do ano litúrgico. Eis a frase em questão: “Quadragesima die Christus pro nobis tradétur”, que se traduz assim: “daqui a 40 dias (no quadragésimo dia) Cristo será entregue por nós”, para a nossa salvação. Quaresma é abreviação de quadragésima. São os quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa (a da Última Ceia).


O domingo que dá início à Semana Santa é chamado “Domingo de Ramos” e marca a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém, quando o povo cobriu de folhas da palmeiras a estrada por onde Ele passaria.


A prática penitencial preparatória para a Páscoa, com jejum, surgiu a partir de meados do século II; outras referências a um tempo pré-pascal aparecem no Oriente, no início do século IV, e no Ocidente no final do mesmo século.Nos primeiros tempos da Igreja, esse período era o de preparação dos catecúmenos, pessoas que durante a vigília pascal se preparavam para receber o batismo.


Por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência. Era o tempo reservado para a reflexão, para conversão espiritual, para o silêncio, quando as pessoas se recolhiam em oração e penitência para preparar o espírito para a vinda do Senhor. Hoje é mais tempo de festas que de orações.


Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. A duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Lá são relatados os quarenta dias do dilúvio, os quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)