Cassilândia, Quinta-feira, 02 de Julho de 2020

Últimas Notícias

02/06/2020 06:06

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela!

Redação
Publicado o artigo no Cassilândia Notícias em 6 de junho de 2013Publicado o artigo no Cassilândia Notícias em 6 de junho de 2013

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela!

Acerca de

Faz tempo, tratei aqui do emprego das locuções ‘acerca de’, ‘a cerca de’ e ‘há cerca de’. Solicitaram-me que voltasse ao assunto. Vamos lá.


Acerca de (do latim ad circa = em redor), com o e tônico fechado e o a inicial ligado é uma locução prepositiva e significa a respeito de, sobre: Os comentários foram acerca do dos jogos do Brasileirão. Normalmente a locução prepositiva, é formada de advérbio seguida da preposição de, a ou com.


Acerca (sem a preposição de é um advérbio com o significado de junto, próximo, perto).


Antigamente alguns gramáticos aconselhavam empregar-se acerca de quando o que se falava era significativo: Falaram acerca do baile (significando que o assunto baile foi tratado a fundo); quando o assunto fosse referido superficialmente, sobre: Falaram sobre você (foi lembrado); Falaram acerca de você (você foi o assunto principal). Hoje já não se faz mais essa distinção e tanto se usa acerca de quando o assunto é simplesmente referido ou amplamente esmiuçado.


A cerca de, com os elementos separados (cerca de é que é a locução prepositiva, com significado de perto de, próximo de, junto de, aproximadamente, etc. e o a é a preposição), expressa:


1 - idéia de tempo futuro: Só voltaremos a nos reunir nesta mesma sala a cerca de três meses;
2 - idéia de distância: O novo pesqueiro fica a cerca de dez quilômetros da foz do rio.


Há cerca de, com h. Locução prepositiva expressando perto de, aproximadamente, mais ou menos, e o há, verbo haver, impessoal, com sentido de fazer é usado:
1 - em orações que indicam tempo decorrido: Há cerca de dez anos ele mora naquela mesma casa;
2 - em orações que indiquem a existência de quantidades aproximadas: Há cerca de trinta candidatos para o cargo.


Lembretes importantes: Quando se referir a tempo, o verbo haver só pode ser usado com referência ao passado, tempo decorrido: Esteve aqui há cerca de vinte dias. Para o tempo futuro emprega-se sempre a preposição a: Daqui a cerca de duas semanas estaremos no inverno. Quando se referir a distância, usa-se também a preposição a: Estive a cerca de dois metros e não vi o acidente. Se o significado da locução prepositiva for a respeito de ou sobre, escreve acerca de: Comentava-se acerca do sucesso da Festa das Nações.


A palavra cerca, nos exemplos acima, é sempre o advérbio formador da locução prepositiva. Mas cerca também pode ser substantivo quando derivada do verbo cercar e com o significado de obra de fecho de um terreno ou demarcação de uma propriedade: De cerca a cerca o lote mede doze metros de largura - O sítio possui excelente cerca de arame farpado.


Finalmente, existe ainda a forma verbal acerca (com o e tônico aberto, 3ª pessoa do presente do indicativo de acercar, que é verbo transitivo direto e também pronominal) com sentido de abeirar (-se), achegar (-se), aproximar (-se), avizinhar (-se): Ele sempre se acerca de bons auxiliares.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 02 de Julho de 2020
Quarta, 01 de Julho de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)