Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alca: agricultura tem que ser discutida, diz Rodrigues

Cristiane Ribeiro/ABr - 21 de outubro de 2003 - 14:05

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, disse hoje que a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) poderá ter um “freio”, se os temas agrícolas não forem discutidos na reunião ministerial de Miami, no dia 14 de novembro, como exigem os Estados Unidos. Rodrigues defende que o Brasil mantenha firme sua posição de incluir as questões agrícolas nas negociações para implantação da Alca, pois, caso contrário, não terá acesso aos mercados em igualdade de condições com outros países.

“A agricultura é um ponto fundamental, mas os Estados Unidos têm reiterado que não querem discutir as políticas de apoio interno aos agricultores, enquanto o assunto não for tratado na Organização Mundial do Comércio (OMC). Então, o Brasil também poderá retirar temas que considera sensíveis, como a propriedade intelectual, as compras governamentais e investimentos. Assim, a Alca ficaria muito pequena para a ambição que todos temos em relação a ela”, acrescentou Rodrigues.

O ministro participou da abertura do seminário “Agronegócio: motor da economia brasileira”, que termina amanhã (22), no Hotel Glória.

SIGA-NOS NO Google News