Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Airbus da TAM pousou em velocidade normal em Congonhas

Agência Câmara - 25 de julho de 2007 - 07:15

Dados da caixa-preta do Airbus da TAM, repassados à CPI da Crise Aérea em Washington, mostram que o avião pousou em Congonhas numa velocidade considerada normal e se chocou com o prédio da TAM Express a 175 quilômetros por hora, no acidente ocorrido no dia 17. Esta velocidade é menor do que a registrada no momento do pouso da aeronave. Os deputados Marco Maia (PT-RS) e Efraim Filho (DEM-PB) acompanharam nesta terça-feira, na capital dos Estados Unidos, mais uma parte dos exames das duas caixas pretas do Airbus.

O material está em análise na National Transportation Safety Board, órgão norte-americano responsável pela segurança dos transportes. Segundo Efraim Filho, as informações preliminares colhidas das caixas-pretas ainda não permitem apontar a causa do acidente, que deixou cerca de 200 mortos.

"O que se pode dizer é que ele pousou numa velocidade considerada padrão e normal - essa é a informação dos técnicos da comissão de investigação - e que a velocidade final de colisão dele, de 175 km/h, foi menor do que a do pouso. Descobrir o que ocorreu nesse intervalo será o trabalho da comissão, será exatamente o que vamos ver no resultado final das investigações", explicou.

Missão cumprida
Efraim Filho não quis prever quando será possível apontar a principal causa do acidente com o Airbus. Ele lembrou que no caso do choque entre um Boeing da Gol e o jato Legacy, em setembro do ano passado, ainda não há um pronunciamento definitivo da Aeronáutica. Nos três dias em que ficaram em Washington, Efraim Filho afirmou que ele e Marco Maia, relator da CPI, tiveram acesso a todas as informações não protegidas por regras internacionais de sigilo. Ele considerou cumprida a missão da CPI na capital norte-americana.

"Aqui em Washington, a missão está encerrada. Atendemos ao nosso propósito e cumprimos a tarefa de realmente representar o Congresso Nacional e a sociedade brasileira, no sentido de apresentar algumas respostas e informações, jogar um pouco de luz onde só existia sombra, trazer o assunto para o debate e tentar contribuir para minimizar o caos aéreo", ressaltou.

Efraim Filho e Marco Maia retornam ao Brasil nesta quarta-feira e vão apresentar um relatório do acompanhamento da análise da caixa-preta.

SIGA-NOS NO Google News