Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/11/2004 14:12

AIDS: Tratamento adequado garante vida saudável

Cecília Jorge / ABr

As crianças que têm aids e recebem tratamento adequado têm boa qualidade de vida. Segundo o médico Edvaldo de Souza, do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco, "a expectativa de vida depende da adesão ao tratamento. Essas crianças, mesmo doentes, recuperam a imunidade e levam uma vida normal, freqüentando a escola e participando das atividades recreativas, de lazer, culturais", diz o médico.

Segundo ele, um dos principais problemas enfrentados por essas crianças é a falta de perspectiva de vida. Muitas passam pela perda do pai ou da mãe, que também tinham o vírus. "Em muitos casos, quem cuida da criança não exige muito dos estudos por acreditar que ela não vai sobreviver à doença", conta Edvaldo de Souza.

À medida que a criança cresce, surgem as dúvidas quanto à sexualidade, casamento e filhos. Por isso, Edvaldo de Souza explica que o tratamento da doença precisa vir acompanhado de uma assistência psicossocial.

Estima-se que, a cada ano, um contingente de 4 milhões de jovens torna-se ativo sexualmente no Brasil. Além do início precoce da vida sexual, Edvaldo de Souza cita a intensificação do consumo de drogas, a prostituição infanto-juvenil e o abuso sexual.

De acordo com Edvaldo de Souza, uma das principais dificuldades é conseguir manter o jovem no tratamento. "A adolescência é um período com características particulares de não seguir as regras".

Com o tratamento adequado, os portadores do HIV podem ter vida sexual saudável e até mesmo filhos. Para os homens soropositivos, Edvaldo de Souza disse que o método mais seguro é a fertilização in vitro, depois que o esperma passar por um processo de "lavagem" para retirar qualquer resíduo do vírus. Para as mulheres soropositivas, recomenda-se a inseminação artificial. "Esse ano, uma das vitórias da rede nacional de soropositivos foi conseguir no Sistema Único de Saúde a reprodução assistida", lembrou Souza.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)