Cassilândia, Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Últimas Notícias

15/11/2004 14:12

AIDS: Tratamento adequado garante vida saudável

Cecília Jorge / ABr

As crianças que têm aids e recebem tratamento adequado têm boa qualidade de vida. Segundo o médico Edvaldo de Souza, do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco, "a expectativa de vida depende da adesão ao tratamento. Essas crianças, mesmo doentes, recuperam a imunidade e levam uma vida normal, freqüentando a escola e participando das atividades recreativas, de lazer, culturais", diz o médico.

Segundo ele, um dos principais problemas enfrentados por essas crianças é a falta de perspectiva de vida. Muitas passam pela perda do pai ou da mãe, que também tinham o vírus. "Em muitos casos, quem cuida da criança não exige muito dos estudos por acreditar que ela não vai sobreviver à doença", conta Edvaldo de Souza.

À medida que a criança cresce, surgem as dúvidas quanto à sexualidade, casamento e filhos. Por isso, Edvaldo de Souza explica que o tratamento da doença precisa vir acompanhado de uma assistência psicossocial.

Estima-se que, a cada ano, um contingente de 4 milhões de jovens torna-se ativo sexualmente no Brasil. Além do início precoce da vida sexual, Edvaldo de Souza cita a intensificação do consumo de drogas, a prostituição infanto-juvenil e o abuso sexual.

De acordo com Edvaldo de Souza, uma das principais dificuldades é conseguir manter o jovem no tratamento. "A adolescência é um período com características particulares de não seguir as regras".

Com o tratamento adequado, os portadores do HIV podem ter vida sexual saudável e até mesmo filhos. Para os homens soropositivos, Edvaldo de Souza disse que o método mais seguro é a fertilização in vitro, depois que o esperma passar por um processo de "lavagem" para retirar qualquer resíduo do vírus. Para as mulheres soropositivas, recomenda-se a inseminação artificial. "Esse ano, uma das vitórias da rede nacional de soropositivos foi conseguir no Sistema Único de Saúde a reprodução assistida", lembrou Souza.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 29 de Março de 2017
Terça, 28 de Março de 2017
21:41
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)