Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/11/2004 14:18

AIDS: Testes rápidos para gestantes fortalecerão combate

Cecília Jorge /ABr

O Ministério da Saúde está começando a disponibilizar testes rápidos para gestantes para fortalecer o combate à aids no país. O processo de testes foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e obteve o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no final do mês passado. A iniciativa vai facilitar o acesso da população das pequenas cidades ao teste de HIV.

A aplicação do teste em gestantes é um dos principais fatores para reduzir a contaminação de crianças. De acordo com dados do Programa Nacional de DST/Aids, os casos de aids pediátrica caíram quase 30%, desde 1999, por causa do diagnóstico precoce do HIV nas maternidades e no pré-natal. Em 2003, foram notificados 137 novos casos em crianças até cinco anos, contra 806, em 1999.

"O teste rápido é importante. É preciso ter um teste simples de manusear, que pode ser feito até na hora do parto, porque muitas mulheres não fazem o pré-natal", defende o representante no Brasil da campanha de acesso a medicamentos da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), Michel Lotrowska.

Além do acesso aos serviços de saúde, o representante da organização diz que é preciso superar os preconceitos para ampliar a testagem das gestantes. "Muitas vezes, há preconceito, inclusive por parte dos médicos, que pensam que por serem mulheres casadas não precisam fazer o teste porque certamente serão HIV negativas", alerta.

O oficial de projetos do Unicef acrescenta que o teste rápido é eficaz para avaliar um grande número de pessoas que têm diferentes condições e, portanto, probabilidades distintas de ter a doença. "Quando se tem uma população mais concentrada, que tem mais possibilidade de ter sido infectada pelo vírus, é preciso fazer outra rotina", explica Volpi.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)