Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Últimas Notícias

15/11/2004 14:18

AIDS: Testes rápidos para gestantes fortalecerão combate

Cecília Jorge /ABr

O Ministério da Saúde está começando a disponibilizar testes rápidos para gestantes para fortalecer o combate à aids no país. O processo de testes foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e obteve o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no final do mês passado. A iniciativa vai facilitar o acesso da população das pequenas cidades ao teste de HIV.

A aplicação do teste em gestantes é um dos principais fatores para reduzir a contaminação de crianças. De acordo com dados do Programa Nacional de DST/Aids, os casos de aids pediátrica caíram quase 30%, desde 1999, por causa do diagnóstico precoce do HIV nas maternidades e no pré-natal. Em 2003, foram notificados 137 novos casos em crianças até cinco anos, contra 806, em 1999.

"O teste rápido é importante. É preciso ter um teste simples de manusear, que pode ser feito até na hora do parto, porque muitas mulheres não fazem o pré-natal", defende o representante no Brasil da campanha de acesso a medicamentos da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), Michel Lotrowska.

Além do acesso aos serviços de saúde, o representante da organização diz que é preciso superar os preconceitos para ampliar a testagem das gestantes. "Muitas vezes, há preconceito, inclusive por parte dos médicos, que pensam que por serem mulheres casadas não precisam fazer o teste porque certamente serão HIV negativas", alerta.

O oficial de projetos do Unicef acrescenta que o teste rápido é eficaz para avaliar um grande número de pessoas que têm diferentes condições e, portanto, probabilidades distintas de ter a doença. "Quando se tem uma população mais concentrada, que tem mais possibilidade de ter sido infectada pelo vírus, é preciso fazer outra rotina", explica Volpi.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 26 de Abril de 2017
Terça, 25 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)