Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aids já está em 71 municípios de MS

Karine Cortez - 24 de novembro de 2004 - 14:03

Apenas sete dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul não têm casos de Aids registrados pela Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a infectologista e coordenadora-adjunta do programa DST/Aids desenvolvido pelo Estado, Gisele Brandão de Freitas, os índices demonstram maior interiorização da doença, além da equiparação na incidência da Aids em homens e mulheres. Desde 1984 (quando ocorreu o primeiro registro da doença no Estado) até outubro de 2004, foram computados 2.991 casos de Aids, totalizando, no mesmo período, 1.792 em Campo Grande. Na Capital, 68 novos casos foram registrados este ano.

Dourados foi o município responsável pelo maior número de casos acumulados desde 1984 até este ano, sendo 203, em seguida Três Lagoas, com 177, e Corumbá, com 165 ocorrências. Já as regiões que não têm notificações são: Alcinópolis, Antônio João, Corguinho, Douradina, Japorã, Rochedo e Santa Rita do Rio Pardo, o que não significa que estas regiões não tenham portadores do vírus HIV, ou seja, que ainda não desenvolveram a doença.

Ainda conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, o maior número de pessoas infectadas pelo vírus está na faixa etária dos 20 anos aos 34 anos, sendo responsáveis por 1592 casos registrados na última década. Em segundo lugar estão aquelas com idade entre 35 e 49 anos, que respondem por 999 casos notificados.

Gisele ressaltou que, até ontem, haviam sido notificados 27 novos casos de Aids nos homens, contra 20 infecções em mulheres, o que justifica a equiparação no número de contaminações. “Vinte anos atrás, a Aids era restrita a determinados segmentos, como homossexuais e usuários de drogas. Hoje, a doença se alastrou e qualquer pessoa corre o risco de ser infectada pelo vírus. Claro que umas mais do que as outras”, salientou.

Em apenas 20 anos, pelo menos 1.452 pessoas morreram no Estado vítimas da Aids. Deste montante, as crianças foram responsáveis por 42 mortes no mesmo período. No entanto, até outubro deste ano, 37 óbitos de pessoas adultas foram registrados e apenas uma criança morreu.


Correio do Estado

SIGA-NOS NO Google News