Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agroquímicos: Pulverização aérea está liberada

Diário de Cuiabá - 17 de agosto de 2012 - 08:20

O governo federal voltou atrás na decisão que proibia a pulverização aérea de produtos químicos sobre as lavouras. Pelo menos para esta safra, a temporada 2012/13 que tem início no Brasil a partir de setembro com o plantio de soja, em Mato Grosso, poderá ser realizada.

Quatro moléculas (Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina e Fipronil) haviam sido proibidas em meados do mês passado, após um comunicado emitido pelo Ibama sob o argumento de que os ativos dizimavam as abelhas. A decisão contra a formulação de alguns inseticidas havia pego o segmento agrícola de surpresa, já que as compras dos insumos, de sementes aos defensivos, estavam realizadas desde o semestre anterior.

Na quinta-feira (16), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e demais entidades do setor produtivo, como a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), receberam resposta positiva da ministra-chefe da Casa Civil, Gleise Hoffman, às reivindicações feitas em reunião realizada na semana passada sobre o registro de novos agroquímicos para o controle da ferrugem asiática e também para a medida Ibama, que proibiu a pulverização aérea de alguns agroquímicos.

Segundo o senador Cidinho Santos - suplente do senador Blairo Maggi e que intermediou o encontro entre as entidades e a Casa Civil - a ministra Gleise Hoffman informou, por telefone, que o Ibama decidiu retirar o comunicado. Com a decisão, a restrição valerá apenas para as próximas safras, conforme informou Cidinho, na tribuna do Senado, na última quarta-feira.

De acordo com o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Eduardo Godoi, a medida dará mais tempo para os produtores se adequarem às novas regras e procurarem produtos alternativos e para que a indústria faça estudos comprovando que a técnica não é nociva às abelhas. Ainda não existem pesquisas no Brasil que efetivamente comprovem que estes ativos prejudicam a polinização. “A aviação agrícola é essencial para a aplicação dos agroquímicos nas lavouras de soja, milho e algodão. Este modelo de aplicação se adequa perfeitamente às propriedades de grande porte, muito comum em Mato Grosso. São mais de 50 produtos que contém em sua composição os ingredientes ativos que o Ibama proibiu e seria impossível que os produtores encontrassem substitutos imediatamente”, explica.

O presidente da Aprosoja/MT, Carlos Fávaro, considerou a liberação para o uso por um ano positiva, mas temporária. “Não vamos ter prejuízo nesta safra e isto é bom. Mas vamos continuar lutando para mostrar, por meio de pesquisas, que não existem danos aos insetos”, explicou.

NOVIDADES - O senador Cidinho Santos disse que a ministra informou que dos dois agroquímicos que estão em análise para o controle da ferrugem asiática - doença causada por um fungo e que afeta as lavouras de soja, ao reduzir a produtividade - um já está em estágio mais avançado de homologação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Segundo a ministra em um prazo de 30 a 40 dias esse produto estará devidamente autorizado, podendo ser utilizado já na safra 2012/2013”, comenta.

Em relação à autorização da Anvisa, Fávaro acredita que o prazo de 30 a 40 dias pode ser insuficiente para esta safra. “É importante que haja a liberação, mas tememos que os produtores não consigam usar este produto ainda nesta safra”, afirmou.

Diário de Cuiabá

SIGA-NOS NO Google News