Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

06/12/2004 14:32

Agronegócio terá expansão menor este ano e em 2005

Acrissul

O agronegócio crescerá em 2004 em um ritmo menor do que o verificado no ano passado e não deve melhorar em 2005. Estudo feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia da Universidade de São Paulo (USP) indica que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor crescerá este ano 3,2% - menos da metade da taxa de expansão registrada em 2003, que foi de 6,6%. Em termos comerciais, a expectativa é a de que o setor acumule no ano um superávit de US$ 30 bilhões.

O cenário traçado para 2005 não indica melhora. "O crescimento será bastante modesto porque os custos de produção ficaram num patamar elevado nesta safra e os preços internacionais devem continuar caindo", previu o chefe do Departamento Econômico da CNA, Getúlio Pernambuco.

A queda no ritmo de crescimento do PIB do agronegócio irá reduzir a participação do setor no conjunto global de riquezas produzidas no País. "Em 2003, respondemos por 31% do PIB nacional e devemos cair este ano abaixo de 30%", disse o chefe do Departamento de Comércio Exterior da CNA, Antônio Donizeti Beraldo. Essa redução no peso do setor agrícola dentro do PIB do País não comprometerá a taxa total de expansão da economia, graças à melhora do desempenho de outros setores. "A dinâmica da indústria e do comércio este ano estão bem melhores", lembrou.

Apesar da desaceleração, os técnicos que analisaram o estudo reconhecem que, ainda assim, o comportamento do agronegócio em 2004 é positivo e lembram que a redução já era esperada. "Nos últimos quatro anos tivemos taxas de crescimento chinesas, da ordem de 10%, e como todo ciclo econômico há um momento de baixa do ritmo de expansão", ponderou Beraldo. A grande preocupação dos técnicos é estimar qual será a duração deste período de queda no ritmo de geração de riquezas.

Isso porque os fatores que levaram à retração em 2004 deverão se repetir em 2005. A elevação nos custos dos insumos, por exemplo, já foi incorporada no início à safra 2004/2005.

Fonte: Gazeta Digital

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)