Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agronegócio pode ter fundos privados de investimentos

Mapa Imprensa - 19 de janeiro de 2004 - 13:24

O Plano Agrícola e Pecuário 2004/05, a ser lançado no primeiro semestre deste ano, deverá conter dois novos instrumentos para capitalizar a agropecuária brasileira: os fundos privados de investimentos no agronegócio e as letras de comércio agrícola, emitidas por empresas particulares no mercado internacional. “Estamos discutindo essas duas propostas com a área econômica do governo”, informou hoje (19/01) o secretário da Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ivan Wedekin, ao comentar a necessidade de atrair recursos privados para o financiamento da produção primária.

Wedekin explicou que os fundos privados de investimentos no agronegócio devem ser registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Técnicos do Mapa e do Ministério da Fazenda já tiveram na CVM, no Rio de Janeiro, tratando do assunto. Segundo o secretário, os fundos permitiriam que fossem criadas empresas agropecuárias que venderiam cotas no mercado para investidores brasileiros e estrangeiros. “O agronegócio brasileiro precisa ter maior integração com o mercado de capitais.”

As letras de títulos privados do agronegócio, revelou Wedekin, devem ter como lastro os produtos agropecuários. “Esses títulos serão emitidos no exterior por empresas e cooperativas”, disse o secretário de Política Agrícola, ao defender a adoção de novos instrumentos de crédito para injetar um maior volume de recursos no setor, no qual o Brasil é um dos mais competitivos do mundo.

De acordo com Wedekin, o governo trabalha com um cenário de queda de juros. Isso, enfatizou o secretário, permitirá a lançamento no mercado de capitais de fundos de investimentos e letras de títulos privados do agronegócio brasileiro.









SIGA-NOS NO Google News