Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/09/2004 07:39

Agronegócio: Brasil e Estados Unidos debatem comércio

Agência Brasil

Brasil e Estados Unidos voltam à mesa de negociações durante reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA), em Washington, nesta semana. Liderada pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Amauri Dimarzio, a delegação brasileira vai tratar de vários temas ligados às áreas sanitária e fitossanitária, envolvendo as exportações de carnes bovina e de frango in natura, sucos, frutas e água de côco, entre outros produtos. O encontro começa amanhã e vai até quarta-feira (29), na sede do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

“Nossa intenção é mostrar ao Comitê Consultivo de Agricultura Brasil-Estados Unidos os avanços nas áreas de defesa sanitária animal e vegetal. Como estamos fazendo o dever de casa com dedicação e empenho, as perspectivas de uma abertura do mercado americano são animadoras”, afirmou o secretário. Além disso, acrescentou, o governo federal está investindo cada vez mais na defesa sanitária para conferir qualidade e competitividade aos produtos agropecuários.

A delegação vai apresentar um inventário do que já foi realizado no país na área de sanidade para acelerar o andamento de vários assuntos relacionados ao comércio bilateral. Também constam da agenda temas como o pedido para que os americanos reconheçam as áreas livres de peste suína clássica e africana, a abertura do mercado ao mamão da Bahia e do Rio Grande do Norte, além da substituição de técnicos americanos por brasileiros na inspeção de tratamento hidrotérmico das mangas exportadas para aquele país. Em contrapartida, os Estados Unidos estão interessados em discutir a revisão pelo Brasil dos requisitos fitossanitários para o trigo americano e exportação de material genético de cabras e ovelhas, entre outros.

Em março, técnicos do Mapa e do USDA se reuniram em Brasília para elaborar propostas comuns nas áreas zoossanitária, fitossanitária, de comércio e de capacitação técnica. A partir desse encontro, Brasil e Estados Unidos manifestaram a intenção de harmonizar requisitos sanitários de produtos agrícolas dos quais os dois países são grandes fornecedores mundiais.

O CCA é resultado de uma iniciativa dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush, durante encontro em Washington, em junho de 2003. Na ocasião, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e a secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Ann Veneman, firmaram o acordo criando o comitê.

Com informações do Ministério da Agricultura

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)