Cassilândia, Domingo, 13 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

24/09/2019 16:30

Agrodefesa alerta para georreferenciamento das propriedades

Governo de Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), responsável pelo Serviço Veterinário Oficial no Estado de Goiás, alerta os pecuaristas para o georrerenciamento obrigatório das propriedades rurais a partir de 1º de novembro deste ano. Essa é uma das exigências previstas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa no país e em Goiás, que prevê a retirada da vacinação obrigatória em 2021.

De acordo com o presidente da Agrodefesa, José Essado, a medida tem como objetivo a melhoria do controle zoossanitário pela Defesa Sanitária Animal, uma das ações que vão contribuir para a obtenção do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento internacional.

Atualmente, apenas 48% das propriedades que realizam atividade pecuária existentes no cadastro da Agrodefesa estão regulares com esta informação. Dessa forma, é imprescindível atingir índices aceitáveis em curto espaço de tempo (até o final de dezembro de 2019), quando se espera alcançar no mínimo 95% de propriedades com coordenadas geográficas.

Obrigatoriedade

Durante a etapa de vacinação contra a aftosa em novembro deste ano, a atualização/comunicação das coordenadas geográficas das propriedades rurais pelos produtores junto à Agrodefesa será obrigatória para aqueles que ainda não possuem a informação. A recomendação é que os pecuaristas procurem os escritórios Regionais e Locais da Agência nos municípios para regularizarem esta informação em tempo hábil.

A Gerência de Sanidade Animal recomenda aos produtores que realizam a atualização/comunicação antes da etapa de vacinação de novembro de 2019, evitando transtornos e atropelos futuros para a emissão das Guias de Trânsito Animal – GTAs e consequente movimentação de animais.

As coordenadas geográficas devem ser buscadas no ponto de localização da sede da propriedade, no formato Latitude e Longitude (graus, minutos e segundos). Esta informação pode ser obtida in loco na propriedade, por meio de aplicativos de celular e aparelho de GPS, ou mesmo de programas/softwares como o Google Earth e o Google Maps, diretamente pela Internet.

A Agrodefesa tem até março de 2020 para a entrega, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, de 100% das propriedades georreferenciadas em Goiás.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 13 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sábado, 12 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sexta, 11 de Outubro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)