Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agricultores têm até dia 30 para renegociar dívidas

19 de setembro de 2008 - 15:53

Termina no próximo dia 30, o prazo para agricultores familiares regularizarem suas dívidas junto às instituições financeiras.

O prazo foi estabelecido pela Medida Provisória 432 e abrange operações de crédito do Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária (Procera),Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Dívida Ativa da União, além de outros programas dos fundos constitucionais voltados para mini, pequenos e médios produtores.

A medida define diferentes formas de negociação para cada grupo de dívida, variando por programa e tipo de operação. Entre as negociações que podem ser efetivadas está a redução dos encargos por inadimplência incidentes sobre as prestações vencidas e não pagas; diluição do saldo devedor vencido entre as parcelas vincendas; concessão de prazo adicional para pagamento e redução de taxas e juros e concessão descontos para liquidação das operações com risco da União.

Para aderir à negociação, é preciso que o agricultor preencha uma carta com o pedido de adesão e protocole no banco até o dia 30 de setembro.

O modelo da carta de adesão, assim como informações detalhadas sobre as
possibilidades de renegociação podem ser obtidos junto às agências
bancárias e unidades da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em todo o Estado.

Os agricultores que não regularizarem suas dívidas perante as instituições financeira até o dia 30, ficarão impedidos de contratar novos financiamentos.

SIGA-NOS NO Google News