Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agricultores aprendem técnicas de rapel para usar em armazéns

Agrolink - 21 de outubro de 2013 - 06:42

Com a finalidade de evitar acidentes de trabalho em moegas, silos e outras unidades de armazenagem de grãos, agricultores de Mato Grosso do Sul estão sendo capacitados com técnicas específicas, entre elas as de rapel. As instruções que envolvem planejamento, organização e execução de atividades em locais onde há risco de queda são requisitos da Norma Regulamentadora de Trabalho em Altura (NR 35) e são repassadas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) pelo Programa Soja Plus, que percorre sindicatos rurais de 16 municípios do Estado.

Entre teoria e prática são 16 horas de capacitações, que além da NR 35, orienta os produtores rurais com detalhes da NR 31 e 33. “Neste ano iniciamos a apresentação das normas e tiramos dúvidas dos agricultores em sala de aula. Na próxima etapa os produtores terão a oportunidade de pôr em prática as técnicas de segurança, além de receber consultoria gratuita em suas propriedades”, afirma Clóvis Tolentino, consultor do Senar/MS.

De acordo com o gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Pires, entre as técnicas praticadas no rapel os agricultores e trabalhadores rurais aprendem a definir a espessura da corda, selecionar fitas de segurança, capacete e calçados a serem utilizados, os nós adequados e outras ações de segurança e saúde nesses ambientes de trabalho. “Todos os produtores que possuem silos em suas propriedades devem estar atentos aos preceitos da NR 35. O desconhecimento de técnicas simples de segurança pode ocasionar acidentes fatais”, enfatiza Pires.

Cerca de 50 agricultores de Laguna Carapã, Naviraí e São Gabriel do Oeste já receberam as instruções teóricas da NR 35 pelo Soja Plus e estão aptos à parte prática, agendada para fevereiro de 2014. Produtores de grãos de Caarapó, Ponta Porã e Sidrolândia também podem se inscrever gratuitamente no sindicato rural do seu município.

Junto com as orientações relacionadas às normas regulamentadoras, o Soja Plus também orienta os produtores rurais quanto a gestão econômica, social e ambiental da propriedade. O programa é desenvolvido em Mato Grosso do Sul por meio da parceria entre a Abiove, Senar/MS e Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul).

Agrolink com informações de assessoria

SIGA-NOS NO Google News