Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agraer aponta Ivinhema como maior produtor de café de Mato Grosso do Sul

Carina Borges, noticiasms - 14 de dezembro de 2010 - 13:53

Campo Grande (MS) - Dados da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) apontam que o município de Ivinhema é o maior produtor de café de Mato Grosso do Sul. A safra deste ano foi de 948 toneladas. Ao todo são 790 hectares dessa planta atualmente. Já para o ano de 2011, a estimativa é que sejam colhidas 1068 toneladas e que a área de plantio seja ampliada para 890 hectares. A qualidade do café e a certificação de origem são aspectos que permitem à indústria diferenciar seus produtos e agregar valor.

A preferência dos consumidores por cafés de qualidade não ocorre apenas no mercado internacional, mas também no Brasil, onde o número de cafeterias está crescendo. Neste contexto, o engenheiro agrônomo e prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, a Secretaria Municipal de Agricultura, a Agraer e a Embrapa estão apoiando os produtores locais para aumentarem ainda mais essa cultura na região.

Uma dessas ações foi uma palestra para os produtores locais, realizada no começo de dezembro. O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores e foi aberto ao público. Essa reunião teve como objetivo debater as fundamentações das tecnologias para viabilizar sistemas sustentáveis de produção de café.

“As tecnologias evoluíram e no café não é diferente. Tem que evoluir também para dar maior sustentabilidade para a propriedade”, destaca o coordenador técnico municipal da Agraer, Simeão dos Nascimento Filho. O café é uma importante cultura dentro do projeto de diversificação rural com o fortalecimento da agricultura familiar e a consequente geração de emprego e renda. O café, aliás, é uma das culturas pioneiras de Ivinhema e que a cada ano vem se fortalecendo cada vez mais.

O prefeito Renato Câmara afirmou que as perspectivas do aumento no consumo do café, conforme indicadores econômicos, é uma realidade que vem reforçar sua visão de desenvolvimento regional. “É primordial hoje a produtividade com redução de custos para dar suporte ao produtor, principalmente ao pequeno e médio. Fortalecer a agricultura familiar está inserida em nosso grande projeto de desenvolvimento”.

Tecnologia com Minas Gerais
O prefeito Renato Câmara e mais 42 cafeicultores do município fizeram uma visita técnica à cidade de Patrocínio em maio deste ano, no Estado de Minas Gerais. Essa viagem teve como finalidade a busca de conhecimento e informações sobre os modernos sistemas de produção utilizados nessa região mineira – já que MG é considerado o maior produtor de café do Brasil.
Somente no município de Patrocínio, atualmente são 24 mil hectares dessa planta e sua produção é exportada para dez países, entre eles, Japão, Argentina e alguns países da Europa.

Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Ivinhema

SIGA-NOS NO Google News