Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agora é oficial:Palmeiras é o 1º campeão Mundial da FIFA

Palmeiras - 31 de março de 2007 - 06:21

O Palmeiras foi confirmado oficialmente como Campeão Mundial de Clubes pela entidade máxima do futebol, a FIFA. Nada mais justo do que o Campeão do Século XX ter um de seus maiores títulos reconhecidos.

A Copa Rio de 1951 foi oficializada como o primeiro Campeonato Mundial de Clubes, que foi vencido pelo Palmeiras, em final disputada contra a Juventus, da Itália, no Maracanã. Na ocasião, o Verdão empatou o último jogo, em 2 a 2, sagrando-se campeão, pois havia vencido a primeira partida da final por 1 a 0.

Para toda nação palmeirense e para os brasileiros que viveram na época da Copa Rio de 1951, o Palmeiras já era considerado Campeão Mundial. Esta homologação veio confirmar a importância daquele torneio e homenagear os heróis da conquista.

A Sociedade Esportiva Palmeiras lavou a alma do povo brasileiro, que estava desiludido com o futebol e arrasado pela perda do mundial de 1950, para o Uruguai, em pleno Maracanã.

HERÓIS
- Fábio Crippa (goleiro)
- Oberdan Catani (goleiro)
- Juvenal (zagueiro)
- Salvador (zagueiro)
- José Sarno(zagueiro)
- Waldemar Fiume (zagueiro/meia)
- Dema (médio)
- Túlio (médio)
- Aquiles (meia-direita)
- Jair Rosa Pinto (meia-esquerda)
- Lima (meia)
- Luiz Villa (centro-médio)
- Ponce de León (meia/atacante)
- Richard (meia-direita)
- Canhotinho (ponta-esquerda)
- Rodrigues (ponta-esquerda)
- Liminha (atacante)
- Ventura Cambon (técnico)

A COMPETIÇÃO

Palmeiras e Vasco foram os representantes brasileiros na Copa Rio de 51. De fora, vieram as maiores forças do futebol mundial: Nacional, do Uruguai; Juventus, da Itália; Sporting, de Portugal; Estrela Vermelha, da ex-Iugoslávia; Áustria Viena, da Áustria; e Olimpique Nice, da França.

A competição foi dividida em dois grupos. Os jogos do grupo de São Paulo eram disputados no Pacaembu e os do Rio de Janeiro eram jogados no Maracanã.

Grupo de São Paulo: Palmeiras (Campeão Paulista de 1950 e do Torneio Rio-São Paulo de 1951); Juventus (Campeão Italiano da temporada 1949/50); Estrela Vermelha (Campeão Iugoslavo de 1951); e Olympique Nice (Campeão Francês da temporada 1950/51).

Grupo do Rio de Janeiro: Vasco da Gama (Campeão Carioca de 1950); Sporting (Campeão Português da temporada 1950/51); Áustria Viena (Campeão Austríaco da temporada 1949/50); e Nacional (Campeão Uruguaio de 1950 (Uruguai foi campeão da Copa de 1950).

O PALMEIRAS NA COPA RIO

1ª FASE

O Palmeiras estreou na Copa Rio, dia 30 de junho, contra o Nice, da França, e venceu por 3 a 0. O time comandado por Ventura Cambon não deu chance aos franceses, matando o jogo com gols de Aquiles (pênalti), aos 8’; Ponce de León, aos 11’; e Richard, aos 30’ do 2ºT.

Em 5 de julho, o Verdão derrotou o Estrela Vermelha, por 2 a 1. O Palmeiras saiu atrás no marcador após Ongzanov marcar, aos 8’ do 1ºT. O Alviverde empatou, aos 30’ 1ºT com Aquiles e virou com gol de Liminha, aos 35 do 2º T.

Para ficar em primeiro lugar no grupo, o Alviverde precisava vencer a Juve, que também tinha vencido os dois primeiros jogos. Mas a noite de 8 de julho não era mesmo do Palmeiras, que acabou derrotado por 4 a 0.

SEMIFINAL CONTRA A "MÁQUINA DE JOGAR FUTEBOL"

Com a derrota para a Juventus, o Palmeiras se classificou em segundo lugar do grupo de São Paulo. Por isso, iria enfrentar o primeiro colocado da chave do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama.
A equipe carioca venceu os três jogos da primeira fase com certa facilidade. Essa supremacia vascaína fez o técnico da Áustria dizer que o time era uma “máquina de jogar futebol”.

O Palmeiras não se intimidou, vencendo o primeiro jogo da semifinal (11/07), por 2 a 1, em pleno Maracanã. Richard fez o primeiro do Verdão, aos 24’ do 1ºT; Maneca empatou para o Vasco, no primeiro minuto da etapa complementar; a vitória alviverde foi decretada com o gol de Liminha, aos 37’ do 2ºT.

No dia 15 de julho, o Palmeiras conseguiu uma vaga na final após empatar com o Vasco, na segunda partida semifinal.

FINAL COM GOSTO DE REVANCHE

A Juve chegou à final após de eliminar o Áustria Viena. Os italianos estavam confiantes, pois tinham goleado o Palmeiras na primeira fase. A disputa seria bastante difícil e os palmeirenses impuseram sua força na primeira partida (18/07).

O Palmeiras derrotou a Juventus, por 1 a 0, com gol de Rodrigues, aos 20’ do 1ºT. A vitória no primeiro jogo da final deu a vantagem do empate aos brasileiros.

CAMPEÃO DO MUNDO

Precisando da vitória a qualquer custo, os italianos foram pra cima, marcaram o primeiro aos 18’ do 1ºT, com Praest e acabaram a etapa inicial na frente. O Palmeiras voltou para o segundo tempo com muita disposição, empatando o jogo com Rodrigues, logo aos 2’.

A Juventus não se rendeu. Karl Hansen, aos 18’, colocou o time europeu novamente na frente. O gol do título palmeirense saiu dos pés de Liminha, aos 32’ do 2ºT.

Os mais de 100 mil torcedores presentes no Maracanã viram o primeiro Campeão Mundial de Clubes da história. No dia seguinte os jornais publicaram na primeira página a manchete: CAMPEÃO DO MUNDO.


FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 x 2 JUVENTUS-ITA

Palmeiras
Fábio, Salvador, Juvenal, Túlio, Luiz Villa, Dema, Lima, Ponce de León (Canhotinho), Liminha, Jair e Rodrigues
Técnico: Ventura Cambon

Juventus-ITA
Viola, Bertucelli, Manente, Mari Jacomo, Parola, Bizzoto, Muccinelli, Karl Hansen, Bonipertti, John Hansen, Praest
Técnico: Carver

Data: 22 de julho de 1951
Local: Estádio do Maracanã
Árbitro: Gaby Tordjman (França)
Público: 100.093
Gols: Praest, aos 18 min do primeiro tempo; Rodrigues, aos 2 min; Karl Hansen, aos 18 min; e Liminha, aos 32 min do segundo tempo

Texto e pesquisa - Caio Girardi

SIGA-NOS NO Google News