Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

28/11/2005 07:17

Agora é lei: portador de HIV não pode ser discriminado

Fernanda Mathias/Campo Grande News

O governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, sancionou na última sexta-feira a lei de nº 3.106, que veda qualquer forma de discriminação a portadores de HIV e às pessoas com AIDS (Síndrome da Imumodeficiência Adquirida). A lei considera discriminação a solicitação de exames para detecção da doença ou do vírus para inscrição ou seleção em concurso público; segregar portadores ou doentes no ambiente de trabalho; divulgar informações ou boatos que degradem essas pessoas no meio familiar, grupo étnico ou social a quem pertença; impedir o ingresso ou permanência no serviço público; retardar o atendimento ou a realização de exames ou qualquer procedimento médico ao soro-positivo ou à pessoa com Aids. Também é vedado informar sobre a condição do portador ou doente aos funcionários de hierarquia superior.
É garantido, pela lei, ao portador de HIV e doente com Aids o exercício dos direitos ao trabalho, ao estudo, ao lazer e usufruto de todos os direitos sociais, sendo expressamente vedada sua demissão, suspensão, afastamento ou impedimento de exercício, sendo obrigatório o consentimento do interessado. O médio do trabalho da empresa médica contratada ou membro da equipe de saúde, deverá promover ações voltadas ao trabalhador com o vírus ou a doença, para adequar suas funções a eventuais condições especiais de saúde ou alterar sua função, para evitar a segregação. Pela lei, é proibido impedir o ingresso, matrícula ou inscrição do portador de HIV ou Aids em creches, escolas, centros esportivos e culturais, programas, cursos e demais equipamentos de uso coletivo, sejam públicos ou privados, em razão da condição.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)