Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/10/2015 17:00

Agitada vida moderna agrava quadro das doenças gástricas

Portal Segs

Uma simples dor no estômago, se não tratada no início do sintoma, pode evoluir e transformar o quadro em uma úlcera gástrica ou duodenal. Caracterizada por uma inflamação ou lesão aberta na mucosa do estômago ou duodeno, a úlcera se desenvolve a partir da produção de ácido clorídrico para a digestão dos alimentos. Com esse procedimento, o órgão passa a concentrar uma acidez acima do normal e pode lesionar as paredes do estômago ou do duodeno.

Estima-se que por ano surjam aproximadamente 22 mil novos casos de câncer no estômago, segundo o último levantamento do INCA (Instituto Nacional de Câncer). No HCor - Hospital do Coração -, em São Paulo, são atendidos diversos pacientes com queixas de dor abdominal e, muitos destes, são diagnósticos de úlceras.

De acordo com o Dr. André Siqueira Matheus, gastroenterologista do HCor, grande parte dos problemas estomacais se dá ao estresse e a agitada vida moderna. “O hábito de comer de forma irregular e com abuso de condimentos, bem como fumar, ingerir álcool e café em excesso pode ocasionar uma gastrite, e, se mal cuidada, são alguns indícios para um quadro de evolução de úlcera. Porém, a doença também pode ser desencadeada através da bactéria helicobacter e por meio do constante uso de anti-inflamatórios e aspirina para dor”, explica Dr. Siqueira.

Na maioria dos casos, a úlcera se manifesta através de muita queimação, dores abdominais, enjôos, náuseas e vômitos. Nestas condições, é importante a realização de uma endoscopia digestiva alta, não somente para identificar o que está provocando o quadro, mas, principalmente, para afastar a possibilidade de se tratar de um câncer gástrico, uma vez que os sintomas são parecidos.

Diagnóstico e tratamento

Por meio de uma endoscopia digestiva é possível detectar a inflamação e tratar a tempo com uma medicação adequada. O exame é realizado com sedação leve e é feita uma biópsia, para retirar uma amostra de tecido para análise e pesquisa da bactéria helicobacter, sendo todo o procedimento indolor.

Quase sempre o tratamento é feito com medicação, mas é importante aliar a isso uma mudança do estilo de vida, com redução do estresse, parar de fumar, reduzir o álcool e o café, além de cuidados com a alimentação. “Geralmente quem adquire úlcera não tem uma rotina alimentar saudável. Portanto, é imprescindível para o sucesso do tratamento a inclusão de hábitos saudáveis e o abandono dos antigos costumes”, orienta o gastroenterologista do HCor.

Para não sofrer desse mal, o gastroenterologista do HCor indica alguns modos de prevenir a doença, mas se a dor for constante, procure um médico o masi rápido possível e conclua o tratamento específico para o caso, como:

* Fazer cinco refeições por dia, reduzindo a quantidade;
* Evitar frituras e alimento com muito condimento;
* Evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas;
* Parar de fumar;
* Fazer refeições leves à noite;
* Evitar bebidas que contém cafeína;
* Incluir na alimentação frutas, mas evitar as ácidas;
* Incluir na alimentação verduras e legumes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)