Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agepen vai fornecer testes e cursos de porte de arma para agentes penitenciários

Viviane Oliveira, Campo Grande News - 28 de março de 2016 - 13:32

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) criou uma comissão para realizar testes psicológicos, cursos de capacitação de porte e registro de armas a agentes penitenciários. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial do Estado. O grupo é formado por psicólogos e servidores penitenciários capacitados como instrutores de armamento e tiro.

Conforme o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa, os agentes penitenciários vão ter acesso, com mais facilidade, ao porte de arma. Além disso, a media vai contribuir para o desenvolvimento de várias ações institucionais, como a realização de escoltas e vigilância das muralhas.

Ainda conforme o diretor, também estão sendo providenciadas alterações legislativas para que o porto dos agente penitenciários do Estado tenham validade em todo País. “Estamos buscando a estrutura necessária para o funcionamento efetivo dos cursos de armamento e tiro e para incluir o porte de arma na própria carteira funcional”, comenta.

“Sempre lutamos pelo porte de arma”, diz Lorival Mota, vice presidente do Sinsap/MS(Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul). Segundo ele, o agente desembolsava cerca de R$ 750 com psicólogos e curso de capacitação para conseguir o porte. Com a medida, o servidor vai economizar. Quanto ao porte, o sindicalista afirma que o agente penitenciário sempre teve direito. Há um lei Federal que nos permite o porte de arma.

SIGA-NOS NO Google News