Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agepan apresenta plano para reestruturação do transporte

Gizele de Oliveira/Agepan - 23 de outubro de 2003 - 14:11

O diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), Anízio Tiago, apresentou hoje ao governador Zeca do PT o cronograma de desenvolvimento do Plano de Regulação e Qualidade do Sistema Intermunicipal de Transporte Rodoviário de Passageiros. Batizado pela agência de Projeto Seriema, as ações consistem no mapeamento e construção do banco de dados para reestruturação e controle da fiscalização do serviço. Na semana passada, foi concluída a etapa de pesquisas a campo para levantamento de fluxo e identificação geográfica de todos os pontos das linhas de ônibus que atendem os usuários de Mato Grosso do Sul. São mais de 160 linhas, cobertas por 19 empresas.

Acompanhado do diretor de Regulação Econômica, Marcelo Amaral, Anízio Tiago também discutiu com o governador o plano de investimento para renovação da frota no transporte intermunicipal. A Agepan calcula que numa primeira etapa seriam necessários em torno de R$ 45 milhões para a substituição de aproximadamente 70 veículos. Em médio prazo, esse valor chegaria a algo em torno de R$ 112 milhões. O Governo vai cobrar a modernização da frota, mas pretende auxiliar as empresas na obtenção de financiamentos para realizar o investimento. Outro ponto do plano de reestruturação que também está para ser definido é o modelo de contrato e a forma de remuneração para introdução dos veículos do tipo van no sistema regular de transporte de passageiros.

No encontro com o governador Zeca do PT, os diretores da Agepan pediram ainda apoio para Mato Grosso do Sul sediar, em dezembro, a reunião da Câmara Técnica de Transporte da Associação Brasileira das Agências Reguladoras (ABAR).

SIGA-NOS NO Google News