Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/06/2005 12:32

Agepan apresenta no Bolsão novo modelo de transporte

Gizele C. Oliveira

As peculiaridades geográficas dos municípios do Bolsão vão ser consideradas na definição das novas linhas, horários e freqüência das viagens intermunicipais na região. Os detalhes do planejamento operacional serão estabelecidos de forma a atender o interesse coletivo das cidades que integram esse pólo regional: Paranaíba (como cidade-sede), Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica e Inocência. As mudanças, adequações e melhorais constam do Projeto Seriema, desenvolvido pelo Governo do Estado, sob coordenação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan).
Os fundamentos do sistema padrão a ser adotado foram apresentados nesta quinta-feira (16), durante encontro que reuniu lideranças dos seis municípios na Associação Comercial e Industrial de Paranaíba. Estiveram presentes: de Paranaíba, o prefeito Manoel Ovídio, a coordenadora regional de ações do Governo, Alcita Ferraz, e os vereadores Pedro Correia Rodrigues, Maria Eugênia Alves de Assis, Paulo Henrique Soares e Marcus Garcia Gomes (presidente da Câmara); de Chapadão do Sul, o prefeito Jocelito Krug e os vereadores Homero Locatelli e Ari Miguel Petteman; de Cassilândia, o prefeito José Donizete Freitas, os vereadores Celino e Zirlei Assis, além de representante da OAB e da Associação Comercial. Foi destaque também a participação do Ministério Público, com a participação da servidora Célia Rita de Castro Machado, representando o promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco; de Inocência, participaram a presidente da Câmara, Neusa Junqueira, e os vereadores Isabel de Paula e Ademilson Junqueira; de Costa Rica, o vice-prefeito Edson Moraes, os vereadores Waldomiro Bocalan e Joaquim Carrijo, e o coordenador regional de ações do Governo, Sidney Sobrinho; de Aparecida do Taboado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Isair Leane, o coordenador de Turismo Jary Augusto, e o vereador Zezão do PT. Também participaram das discussões o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo, e representantes das transportadoras Viação São Luiz e Expresso Itamarati, que operam linhas na região.
A reunião foi proposta e coordenada pela diretoria da Agepan, visando colher subsídios para a montagem do plano operacional do novo modelo. Nesta etapa, serão estabelecidos as freqüências, as linhas e os horários que as empresas irão executar para atender a região. “O projeto é para beneficiar o cidadão, por isso é preciso que o sistema funcione de acordo com as necessidades reais dos usuários”, destacou o diretor-presidente da Agepan, Anízio Tiago.
Conforme explicou o diretor de regulação econômica da Agência, Marcelo Amaral, o novo modelo aponta para um sistema de transporte intermunicipal que apresente características essenciais, entre elas: ser suporte ao desenvolvimento econômico do Estado; universalizar o atendimento, levando o serviço a todos os que precisam; proporcionar serviço de acordo com a necessidade do usuário (viagem expressa, ou com paradas, por exemplo); implantar modelo tarifário viável (garantir a viabilidade do sistema, com a justa remuneração do operador); integração local e regional (aproveitando a similaridade e a atratividade geográfica e econômica natural entre as cidades de uma mesma região, como o Bolsão); regularidade operacional; e modicidade tarifária (a menor tarifa possível de ser praticada sem comprometer a qualidade do serviço ou o equilíbrio econômico-financeiro deste serviço de interesse público).
Com base nesses fundamentos, o modelo proposto no Projeto Seriema prevê a integração do transporte rodoviário, inclusive com outros modais; a otimização da frota (com melhor aproveitamento dos veículos e uso de microônibus onde a demanda for menor, evitando grandes carros vazios que encarecem a tarifa); definição de infra-estrutura básica; otimização de resultados (receitas e despesas); oferta de serviço diferenciado (linhas executivas, por exemplo); e apoio à consolidação dos pólos regionais.
A região do Bolsão, tendo Paranaíba como cidade-sede é um dos 10 pólos regionais do Projeto Seriema. Na tarifa, a polarização do sistema de transporte traz uma vantagem que já é percebida pelos usuários das regiões de Jardim e Coxim, onde a implantação aconteceu: redução no preço das viagens entre cidades de um mesmo pólo. Isto é possível porque o novo modelo enquadra essas linhas como de característica metropolitana, para as quais há isenção de ICMS.
Os preços poderão sofrer redução também com a elaboração da nova planilha tarifária, que deverá ser publicada no início de setembro. O documento é resultado de um extenso estudo técnico, que vai remunerar a prestação do serviço com base nos custos de cada item que compõem a estrutura operacional. Dezenove notas técnicas elaboradas para subsidiar a planilha tarifária estabelecerão parâmetros de produtividade para o sistema de transporte intermunicipal de passageiros. Antes da publicação da planilha, a Agepan vai realizar uma audiência pública para apresentar à sociedade informações detalhadas sobre a formação de preço nesse serviço de interesse público, abordando todos os itens da estrutura tarifária.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)