Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agentes penitenciários querem aumento e reposição de 30%

Humberto Marques/Campo Grande News - 28 de janeiro de 2008 - 18:55

Os agentes penitenciários estaduais já se preparam para negociar com o governo do Estado o reajuste salarial a ser concedido neste ano de olho em uma possível paralisação da categoria. O alerta partiu do presidente do Sindicato da categoria, Fernando da Anunciação, ao ressaltar que os funcionários do setor no vizinho Mato Grosso estão em greve desde a última semana.

O sindicalista ressaltou que a data-base da categoria é fixada em maio, porém, as conversações deverão ser iniciadas junto ao governo após o Carnaval. “Já existem pedidos para agendar conversas com a secretária de Administração [Thiê Higuchi] e com o governador”, salientou Anunciação, ao afirmar que os agentes prisionais estão com os ganhos defasados há quatro anos.

A intenção é de se pleitear um reajuste de 35%, dos quais “30% são equivalentes às perdas salariais dos últimos quatro anos”, disse Anunciação. O piso da categoria, hoje, é de aproximadamente R$ 800, chegando a R$ 1,4 mil com benefícios e valores extras. Embora também ressalte o fato de que a categoria está sobrecarregada pela falta de pessoal – ele afirma que “um agente chega a fazer o serviço de dez” – Anunciação declarou que as conversas com o Estado serão voltadas, a princípio, apenas para o reajuste.

“A defasagem de pessoal vem sendo apontada por nós há anos. E ultimamente o governo tem tomado medidas, como a contratação de novos agentes. Nosso maior problema é o salário, que está bem abaixo ao de outras categorias da Segurança Pública”, disse o presidente do Sindicato. Hoje, Mato Grosso do Sul possui aproximadamente 1,3 mil funcionários no setor, dos quais 800 são voltados para a segurança prisional. Anunciação destacou que, caso as conversas não evoluam favoravelmente, uma paralisação não estaria descartada.

SIGA-NOS NO Google News