Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/08/2008 08:24

Agentes comunitários de saúde são essenciais, diz

Ana Luiza Zenker /ABr

Brasília - Em 15 anos da Estratégia Saúde da Família (ESF), anteriormente conhecido como Programa Saúde da Família, o número de agentes comunitários de saúde, que atuam nas 28,3 mil equipes do programa em todo o Brasil, já passou dos 218 mil. Para o secretário de Saúde de Janaúba (MG), Helvécio Albuquerque, essas pessoas são essenciais para o sucesso da estratégia de atenção básica à saúde.

Albuquerque afirma que os agentes entendem e traduzem os problemas da comunidade para a equipe a fim de "que as tecnologias inerentes à atenção primária possam ser aplicadas com credibilidade”.

Pelo menos uma vez por mês, os agentes comunitários visitam as famílias atendidas pela equipe da Saúde da Família. Treinados para esse atendimento e para esse contato inicial, mais próximo à comunidade, eles podem inclusive resolver problemas mais simples, como orientações para casos de hipertensão, diabetes e obesidade.

Desde que implantou a ESF, em 1999, o município de Janaúba registrou uma queda na mortalidade infantil de 31 para 4,1 mortes para cada mil nascidos vivos. “Sem agente comunitário de saúde nunca isso teria acontecido”, ressalta.

Zildomar Antônio Araújo é agente comunitário em São Domingos do Capim (PA) desde janeiro de 2001. Ele conta que o trabalho desses profissionais tem ajudado na descoberta de doenças que não eram precebidas pelas pessoas da comunidade e, por falta de tratamento adequado, acabavam levando muita gente à morte. “Com nossas visitas, a gente vai identificando casos suspeitos, a gente encaminha ao médico, a pessoa vai, faz a consulta e tem um bom resultado”, diz.

A mesma percepção tem Gessiane Gomes dos Santos, que desde 2001 é agente em Tomé Açu (PA). Ela lembra que os principais problemas enfrentados no município eram desnutrição, hanseníase e tuberculose, as duas últimas principalmente, porque eram pouco conhecidas pela população.

“Com o programa [Saúde da Família], nossa prevenção melhorou muito. Haviam muitos casos de pessoas eternamente nos hospitais, internadas, doenças não conhecidas e com o programa da família, juntamente conosco [agentes], que somos o núcleo de tudo isso, conseguimos prevenir essas doenças”, afirma.

A rotina, nem sempre é fácil, de acordo com Maria Nildener Damasceno, agente de saúde em São Francisco do Pará (PA). Mas, segundo ela, a atividade é recompensadora. “Quando eu vejo um trabalho que eu já estou desenvolvendo há dez anos, eu me sinto privilegiada, principalmente no meu município, pela saúde ter melhorado cerca de 70%. Hoje, se você tem um paciente que não pode ir até o posto, a equipe vai até o paciente”, conta.

Eliana Mendes da Cruz, agente comunitária em São Paulo (SP), relata outros problemas, como a falta de médicos em algumas equipes da capital paulista e o que ela sente como descaso das autoridades com os profissionais.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)