Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agência oferece ensino médio para jovens no exterior

Paulo Nonato de Souza/Campo Grande News - 30 de janeiro de 2008 - 08:21

Cursar um ou dois semestres do ensino médio (o High School) no Canadá, Austrália, Estados Unidos ou Nova Zelândia, freqüentar as aulas numa escola normal e integrar uma família local, aperfeiçoar o inglês e aprender expressões, gírias e a maneira cotidiana de falar o idioma, pode não ser tão difícil como se imagina. Muitos adolescentes sul-mato-grossenses já estão até de malas prontas para realizar esse sonho em 2008.



“O High School no exterior é um programa muito interessante, pois além do aprimoramento do idioma, com a imersão na cultura estrangeira, o jovem tem um amadurecimento muito grande. É quando eles começam, a perceber que a liberdade traz responsabilidade, e que as atitudes deles serão o diferencial para o sucesso ou não na vida deles”, disse Lisa Dossi, diretora da filial campo-grandense da CI (Central de Intercâmbio), agência de turismo voltada para o público jovem, que acaba de lançar uma campanha com o objetivo de levar jovens de Mato Grosso do Sul para cursar o ensino médio no exterior.

O interessado deve ter idade entre 14 e 18 anos, estar cursando o ensino médio (2º grau), ter bom aproveitamento escolar, sem nenhuma repetência nos três últimos anos, nível de conhecimento intermediário de inglês, verificado através de teste aplicado pela CI. Entre os pré-requisitos também figuram maturidade e flexibilidade como recomendações fundamentais aos alunos. Seja qual for o país escolhido o estudante deve estar apto a enfrentar novas situações e a conviver com diferenças culturais e sociais.

Segundo Lisa, com a devida orientação, o high school é realmente uma experiência incrível. “Nas entrevistas de preparação para a viagem dou muita relevância aos aspectos emocionais e culturais dos pais e dos jovens, falo das atividades escolares, esportes, passeios dentro do país escolhido, e também sobre a parte de curtição em geral para que se sintam conscientes e tranqüilos sobre o que vão encontrar no contato direto com a cultura de outro país”, disse a diretora da CI de Campo Grande.

Um dos destinos mais procurados pelos jovens campo-grandenses é o Canadá. Eleito um dos 10 países com melhor qualidade de vida, é um dos principais destinos e uma escolha perfeita para os intercambistas que buscam segurança e qualidade de ensino. As escolas apresentam alto nível educacional e ambiente receptivo. O país oferece excelente estrutura para aqueles que adoram esportes radicais, contato com a natureza, belezas naturais e clima de inverno com bastante neve. É uma nação de imigrantes e tem a tradição de estímulo à diversidade cultural.

A campo-grandense Thaís Oshiro acaba de voltar de Vancouver, uma das principais cidades do Canadá. “Vancouver é uma cidade linda e muito limpa. As ruas são limpas e não há buraco no asfalto. O transporte é extremamente eficiente e mesmo assim eles estão construindo mais uma linha de metro, por causa das Olimpíadas de Inverno de 2010”, disse ela.

Thaís só estranhou a correria das pessoas nas ruas. “São amigáveis e ninguém tem medo de conversar com estranhos, mas todos em Vancouver vivem correndo, sempre com pressa”, comentou. Sobre o clima frio que predomina praticamente o ano todo no Canadá, ela garantiu que não teve problema. “No início o frio assusta, mas é tranqüilo e a gente acaba se acostumando”, afirmou.

o período em que ficou no Canadá, Thaís conta que fez duas excursões até Whistler e Rockie Mountains, duas famosas estações de esqui do país. “São dois lugares que vale a pena visitar, apesar de não serem nada baratos. Em ambos é possível esquiar, o que é ótimo, mas é importante ter um seguro que cubra esportes de neve para quem for praticar, pois é fácil de se machucar”, alerta.

No Canadá é possível fazer o ensino médio em pequenas cidades, próximas aos grandes centros urbanos. Pela proposta da CI o aluno pode escolher a região de preferência ou optar por uma escola pública ou privada.

Serviços:

Informações sobre o high school, como preços, a duração do curso e início das turmas podem ser obtidas na loja da CI em Campo Grande, à rua Furnas, 603, telefone 67 – 3027 2430. Website: www.ci.com.br

A moeda usada no Canadá é o Dólar Canadense. Cada dólar canadense equivale a aproximadamente R$ 1,95.

No Canadá, o verão vai de junho a setembro (média de 21ºC) e o inverno, de dezembro a março (média de 6ºC negativos).

SIGA-NOS NO Google News