Cassilândia, Sábado, 26 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

16/10/2003 08:09

Agência do Centro-Oeste deve ser criada até o fim do ano

Vasconcelo Quadros - APn

Um grupo montado hoje em Brasília, reunindo representantes do Ministério da Integração Nacional e dos Estados que integram a região Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal) vai trabalhar nos próximos dias na formatação da futura agência de desenvolvimento regional, cuja proposta completa deverá estar pronta dentro de 60 dias.

A previsão é de que a criação do novo órgão possa ser anunciada até o fim do ano. A decisão foi tomada durante almoço, nesta quarta-feira, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a presença dirigentes de entidades empresariais, autoridades do governo federal e os parlamentares que integram a frente do Centro-Oeste.

A criação da agência, destinada a fomentar o desenvolvimento econômico do Centro Oeste (a região do país que mais cresce e de maior potencial para a ampliação dos agronegócios) foi sugerida pelo governador Zeca do PT e encampada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já determinou a aceleração dos estudos que viabilizem a implantação. Com recursos para financiar a indústria e demais atividades econômicas que possam gerar emprego e renda, o novo órgão deverá se transformar num importante instrumento de desenvolvimento econômico e social da região. “O encontro de hoje foi decisivo para viabilizar, na prática, a criação da agência. O projeto tem a identidade política e representa os interesses administrativos dos três Estados e do Distrito Federal. A agência vai tornar o Centro-Oeste a região mais promissora do país”, disse o senador Delcídio do Amaral.

O almoço na sede da CNI reuniu o presidente da entidade, deputado Armando Monteiro Neto (PFL-PE), empresários, presidentes das federações ligadas à indústria de toda a região e, entre os parlamentares que compõe a Frente do Centro-Oeste, oito senadores.

De Mato Grosso do Sul, estiveram presentes os senadores Delcídio, Ramez Tebet (PMDB), Juvêncio César da Fonseca (PDT) e os deputados federais Vander Loubet (PT), Nelson Trad (PMDB), Valdemir Moka (PMDB) e Murilo Zauith (PFL). O subsecretário de Representação de Mato Grosso do Sul em Brasília, Raufi Marques, representou o governo do Estado no encontro.

O secretário regional de Desenvolvimento do Centro Oeste, Alexandre César, disse que há uma orientação firme do governo federal para que o novo órgão seja criado e entre em funcionamento, com recursos disponíveis, dentro do tempo mais breve possível. O presidente da Frente, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), que anunciou a criação do grupo de trabalho, afirmou que a proposta poderá estar pronta antes de 60 dias. Serão analisados os aspectos jurídicos, a participação dos Estados e o estatuto do novo órgão. O volume financeiro destinado a investimentos ainda está sendo avaliado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Quinta, 24 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)