Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agência do Centro-Oeste deve ser criada até o fim do ano

Vasconcelo Quadros - APn - 16 de outubro de 2003 - 08:09

Um grupo montado hoje em Brasília, reunindo representantes do Ministério da Integração Nacional e dos Estados que integram a região Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal) vai trabalhar nos próximos dias na formatação da futura agência de desenvolvimento regional, cuja proposta completa deverá estar pronta dentro de 60 dias.

A previsão é de que a criação do novo órgão possa ser anunciada até o fim do ano. A decisão foi tomada durante almoço, nesta quarta-feira, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a presença dirigentes de entidades empresariais, autoridades do governo federal e os parlamentares que integram a frente do Centro-Oeste.

A criação da agência, destinada a fomentar o desenvolvimento econômico do Centro Oeste (a região do país que mais cresce e de maior potencial para a ampliação dos agronegócios) foi sugerida pelo governador Zeca do PT e encampada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já determinou a aceleração dos estudos que viabilizem a implantação. Com recursos para financiar a indústria e demais atividades econômicas que possam gerar emprego e renda, o novo órgão deverá se transformar num importante instrumento de desenvolvimento econômico e social da região. “O encontro de hoje foi decisivo para viabilizar, na prática, a criação da agência. O projeto tem a identidade política e representa os interesses administrativos dos três Estados e do Distrito Federal. A agência vai tornar o Centro-Oeste a região mais promissora do país”, disse o senador Delcídio do Amaral.

O almoço na sede da CNI reuniu o presidente da entidade, deputado Armando Monteiro Neto (PFL-PE), empresários, presidentes das federações ligadas à indústria de toda a região e, entre os parlamentares que compõe a Frente do Centro-Oeste, oito senadores.

De Mato Grosso do Sul, estiveram presentes os senadores Delcídio, Ramez Tebet (PMDB), Juvêncio César da Fonseca (PDT) e os deputados federais Vander Loubet (PT), Nelson Trad (PMDB), Valdemir Moka (PMDB) e Murilo Zauith (PFL). O subsecretário de Representação de Mato Grosso do Sul em Brasília, Raufi Marques, representou o governo do Estado no encontro.

O secretário regional de Desenvolvimento do Centro Oeste, Alexandre César, disse que há uma orientação firme do governo federal para que o novo órgão seja criado e entre em funcionamento, com recursos disponíveis, dentro do tempo mais breve possível. O presidente da Frente, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), que anunciou a criação do grupo de trabalho, afirmou que a proposta poderá estar pronta antes de 60 dias. Serão analisados os aspectos jurídicos, a participação dos Estados e o estatuto do novo órgão. O volume financeiro destinado a investimentos ainda está sendo avaliado.

SIGA-NOS NO Google News