Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agência de Metrologia dá dicas ao consumidor sobre como comprar pescados congelados

Karina Lima, noticiasms - 21 de abril de 2011 - 12:42

Campo Grande (MS) - Com o aumento do consumo de peixes durante a Semana Santa, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Seprotur, sugere algumas recomendações para o consumidor na hora da compra de pescados congelados:

• O rótulo do produto deve conter o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento, além do peso e prazo de validade.

• Nestes alimentos deve constar o carimbo do Serviço de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal.

• Verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.

• O consumidor pode acompanhar a pesagem do produto e o momento de embalar. E caso o consumidor queira que o peixe seja embalado com gelo para ser preservado durante o trajeto para sua casa, é preciso ficar atento se o vendedor não o pesará depois de acrescentar o gelo. O consumidor só deve pagar pelo peixe, não pelo gelo.

• Se o consumidor optar por produtos de fabricação caseira, é indicado que se peça sempre a nota fiscal, essencial para futura reclamação ou troca. Os fornecedores de produtos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou uma cartilha contendo dicas para facilitar a escolha de alimentos mais consumidos nessa época do ano. Para ler a cartilha na íntegra clique aqui ou acesse http://www.anvisa.gov.br/hotsite/alimentos/index.htm .

Serviço

Se o consumidor suspeitar de qualquer problema no que diz respeito às informações contidas nas embalagens dos pescados congelados, deve ligar para a Ouvidora do Inmetro: 0800 67 52 20.

Aline Kraemer - AEM/MS


SIGA-NOS NO Google News