Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/04/2011 12:42

Agência de Metrologia dá dicas ao consumidor sobre como comprar pescados congelados

Karina Lima, noticiasms

Campo Grande (MS) - Com o aumento do consumo de peixes durante a Semana Santa, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Seprotur, sugere algumas recomendações para o consumidor na hora da compra de pescados congelados:

• O rótulo do produto deve conter o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento, além do peso e prazo de validade.

• Nestes alimentos deve constar o carimbo do Serviço de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal.

• Verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.

• O consumidor pode acompanhar a pesagem do produto e o momento de embalar. E caso o consumidor queira que o peixe seja embalado com gelo para ser preservado durante o trajeto para sua casa, é preciso ficar atento se o vendedor não o pesará depois de acrescentar o gelo. O consumidor só deve pagar pelo peixe, não pelo gelo.

• Se o consumidor optar por produtos de fabricação caseira, é indicado que se peça sempre a nota fiscal, essencial para futura reclamação ou troca. Os fornecedores de produtos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou uma cartilha contendo dicas para facilitar a escolha de alimentos mais consumidos nessa época do ano. Para ler a cartilha na íntegra clique aqui ou acesse http://www.anvisa.gov.br/hotsite/alimentos/index.htm .

Serviço

Se o consumidor suspeitar de qualquer problema no que diz respeito às informações contidas nas embalagens dos pescados congelados, deve ligar para a Ouvidora do Inmetro: 0800 67 52 20.

Aline Kraemer - AEM/MS


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)