Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa:Governo vai usar polícia para garantir vacinação

Maristela Brunetto e Graciliano Rocha - Campo Grande News - 04 de setembro de 2007 - 13:44

O governador André Puccinelli avisou nesta terça-feira que o Executivo vai usar a polícia onde for preciso para garantir a vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa. O Estado enfrenta duras barreiras comerciais desde outubro de 2005, quando foram registrados novos focos da doença em municípios da região sul.

Hoje foi anunciado o programa "Sanidade Sem Fronteiras", tendo a conscientização do produtor como foco. A verba é federal com as ações realizadas pelo Senar e Famasul, entidades do setor rural. A ação educativa começa por Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Itaquiraí e Iguatemi e posteriormente Amambai, Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho e Corumbá.

Puccinelli citou o trabalho educativo como prioritário para o Estado chegar ao status de área livre da aftosa sem doença, mas reforçou o uso da força quando necessário. “Nós vamos vacinar a mãe de quem não vacina, o pai, o cachorro que toca a boiada e o gado inclusive”, disparou.

O uso da força virá através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e DOF (Departamento de Operações de Fronteira), disse.

Comportamento difamatório- O governador aproveitou ainda a solenidade com representantes do setor rural, na Governadoria, para dizer que o Estado foi alvo de denúncias anônimas de focos, feitas ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e à OIE (Organização Internacional de Epizootia). Ele não fez referência a nomes, mas classificou de comportamento difamatório.

Os supostos focos, informou, seriam em Paranaíba, Corguinho e Ponta Porã. Segundo Puccinelli, houve investigação com equipes do Mapa e nada foi provado. O governador disse que quem faz isso “joga contra o estado”.

SIGA-NOS NO Google News