Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Valor do boi gordo na bolsa caiu 13%

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 14 de outubro de 2005 - 09:31

O valor do boi gordo da BM&F (Bolsa Brasileira de Mercadorias e Futuros) já caiu 13% em quatro dias, com a confirmação do foco de febre aftosa no município de Eldorado, a 435 quilômetros de Campo Grande. Em função das quedas consecutivas a bolsa aumentou o limite de baixo de 3% a 3,5%, depois a 4% e nesta sexta-feira passou a 5,25%.
Enquanto no dia 6 de outubro as negociações estavam no patamar de R$ 61,60 a arroba do boi gordo para 31 de outubro, com viés de alta, a confirmação do foco de febre aftosa, ocorrida no sábado, provocou quedas sucessivas e nesta sexta-feira já está a R$ 53,60.
O embargo de mais de 30 Países à carne brasileira é um dos fatores responsáveis pela desvalorização do boi.
Vários Estados já fecharam as divisas com Mato Grosso do Sul, o que motivou o governador, Zeca do PT, ir à Brasília (DF) na quinta-feira última para pedir o fim do embargo interno. Ele defende que somente a zona tampão, num raio de 25 quilômetros do foco, área que está interditada, sofra as restrições.
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) investiga suspeita de outros dois focos, um deles em Japorã, onde há um rebanho de 4 mil animais, e outro também em Eldorado, próximo à fazenda infectada, a Vezozzo, e onde o rebanho é de 6 mil animais.
Hoje Mato Grosso do Sul manda para outros estados cerca de 90% dos animais em pé e da carne produzida. Isso porque tem um rebanho bovino próximo de 25 milhões de cabeças e população de somente 2 milhões de habitantes.

SIGA-NOS NO Google News