Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 10 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: União vê como "satisfatória" visita de europeus

Humberto Marques / Campo Grande News - 04 de fevereiro de 2006 - 09:10

Para o governo brasileiro, a missão européia que veio ao País avaliar as condições sanitárias e as ações de controle a febre aftosa considerou “satisfatória” as medidas adotadas nos locais onde foram identificados os focos. A informação foi repassada pelo coordenador-geral de Combate às Doenças do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Jamil Gomes de Souza, ao comentar a visita dos europeus. Segundo a assessoria do ministério, a missão verificou in loco as informações prestadas pela missão brasileira que foi à Bruxelas (Bélgica) apresentar o relatório sobre as ações de controle sanitário. Não foram discutidos temas como suspensão do embargo imposto às carnes brasileiras.

Os europeus se dividiram em dois grupos: um deles avaliou o processo de certificação, e o outro a área de saúde animal na região dos focos – que também visitou as instalações do Laboratório Nacional Agropecuário de Porto Alegre/RS, para verificar procedimentos em relação aos diagnósticos da febre aftosa. Também foram visitados seis frigoríficos, em São Paulo, Paraná e no Rio Grande do Sul.

A União Européia corresponde a 37% do mercado brasileiro de carne no exterior, e, desde o surgimento dos focos de aftosa em Mato Grosso do Sul, foram suspensas as importações de carne bovina do Estado, Paraná e São Paulo. Agora, o governo brasileiro aguardará o envio do relatório final da União Européia, que deve ser encaminhado em um mês.

Apesar do otimismo das autoridades federais, a missão européia deixou Mato Grosso do Sul e o Paraná salientando dois pontos: a demora nos sacrifícios sanitários no foco paranaense e a falta de pesquisa da atividade viral em território sul-mato-grossense. A SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul) informou que a medida não foi tomada pela necessidade em se terminar os abates.

SIGA-NOS NO Google News