Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/08/2006 09:55

Aftosa: técnicos do Ministério interpretarão

Fernanda Mathias/Campo Grande News

O superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício, explicou esta manhã que os técnicos do Ministério da Agricultura, que chegaram na noite de ontem em Campo Grande, já estariam de posse do resultado de sorologia feita em bovinos de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, mas que esta manhã deverão interpretá-los, considerando fatores que seriam determinantes para o resultado.

Um deles é a localização em que se coloca as propriedades, entre as chamadas focos (onde ocorreram casos de febre aftosa) e a contato, no entorno. A distância está diretamente relacionada aos percentuais de segurança, segundo ele. Serão passadas as coordenadas de 68 propriedades.

Além disso, há informações extra-oficiais que dão conta de que animais teriam sido imunizados pelos proprietários antes da coleta de amostra e isso não teria sido informado ao técnico que fez a coleta. A vacinação pode interferir no resultado. Dependendo da interpretação, afirma Felício, será feita tabulação e apresentação das informações aos técnicos da SFA, no início da tarde de hoje. Uma das conclusões a qual os técnicos podem chegar é a necessidade de coleta de material (da faringe) para o exame pró-bang. Outro método, igualmente eficaz, o exame epitelial não é possível neste momento, porque não há animais com sintomas, como cascos partidos ou feridas na boca.

O resultado da sorologia vai ser determinante para a economia do Estado que amarga drásticos efeitos dos focos, constatados em outubro, até hoje. Somente agora a arroba do boi começa a se recuperar no mercado interno e o comércio a reagir. São estimadas cerca de 10 mil demissões desde a ocorrência da doença, em Mato Grosso do Sul.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)