Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: técnicos do Ministério chegam hoje à Capital

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 15 de agosto de 2006 - 10:43

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento chegarão hoje, em vôo das 23 horas, a Campo Grande, segundo o superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício. A perspectiva é que eles tragam o resultado da segunda sorologia feita em animais de Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Em uma primeira bateria alguns apresentaram reação, mas há informações de que estes animais teriam sido vacinados e isso pode ter interferido no resultado inicial.

“Até ontem o resultado dos exames não tenha chegado ao Departamento de Saúde Animal”, afirma Felício. Devem vir a Campo Grande representante da Secretaria de Defesa Agropecuária e um epidemiologista. Deve vir o coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Nilton Antônio de Morais. Felício afirma que a reunião não será especificamente para divulgar o resultado da sorologia, “a inda deles neste momento é uma coincidência”, afirma.

Segundo ele, a reunião com o pessoal que atuou nas áreas onde ocorreram focos já estava na agenda do Giefa (Grupo Interamericano de Erradicação da Febre Aftosa), que teria um compromisso no Paraguai e do lado brasileiro dias 8 e 9 de agosto, adiado em função do problema diplomático gerado com as notícias de que haviam focos de febre aftosa no País vizinho.

O jogo de empurra entre os dois países gerou, inclusive, carta da ministra de Relações Exteriores do Paraguai ao ministro brasileiro Celso Amorim, denunciando que a Iagro estaria coagindo os criadores brasileiros com fazendas no País vizinho a notificarem focos.

Questionado se o adiamento da divulgação dos resultados dos exames poderia ser um indício de más notícias, Felício afirma que “tudo o que não tem agilidade gera especulação” e pondera que não nenhuma manifestação clínica dos animais. Mas afirma que fica apreensivo, com notícias de que haveria um foco de febre aftosa do outro lado da fronteira.

SIGA-NOS NO Google News