Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/07/2004 08:10

Aftosa segunda fase da campanha atingiu 98,8% do rebanho

APn

A segunda fase da campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul, que começou no dia primeiro de maio e terminou no último dia 15 de julho, imunizou cerca de 11,9 milhões de animais, 98,8% da meta de 12,1 milhões – entre os rebanhos do Planalto e do Pantanal – conforme informações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

A proporção do Planalto, primeiro a encerar a campanha, chegou a 98,9% dos 9,9 milhões de animais sendo que a região de Campo Grande – composta pela capital e mais nove municípios – foi a que obteve o melhor índice de vacinação em relação ao número de animais: 98,3% dos 2,2 milhões animais foram imunizados. Já no Pantanal, composto por oito municípios, o maior índice foi de 99,2% na região de Coxim, aproximadamente 385,7 mil – que compreende as cidades de Coxim e Rio Verde do Mato Grosso – o menor índice foi registrado na região de Aquidauana – que inclui Corumbá, Ladário e Miranda – onde apenas 96% dos 1,6 milhões foram vacinados.

“É claro que se tivéssemos atingido 99,9% de todo o rebanho seria bem melhor, mas temos que levar em conta as adversidades pelas quais muitos produtores passaram, principalmente a questão da elevada precipitação em algumas regiões do Estado”, lembra o gerente de inspeção e defesa sanitária animal do Iagro, Osvaldo Pereira Dias.

Embora a campanha tenha sido prorrogada por mais 15 dias, a pedido dos próprios produtores que alegaram dificuldades no manejo dos animais, devido ao excesso de precipitação, muitos deixaram de vacinar o rebanho e, conforme Osvaldo Dias, “vão ter que arcar com uma multa de R$ 20,00 por animal”.

PRÓXIMA FASE

Finalizada mais uma fase da campanha de combate a aftosa no Estado os pecuaristas terão apenas três meses de folga que antecipam a terceira e última fase da campanha de vacinação contra a doença esse ano. De acordo com o agendamento do Iagro essa fase começa no dia primeiro de novembro e termina no dia 30 do mesmo mês para o rebanho do Planalto e vai até o dia 15 de dezembro para os animais do Pantanal. Nesse caso todo o rebanho, de mamando a caducando deverão ser vacinados, o que significa aproximadamente 25 milhões de cabeças.



Cristiane Sandim - Iagro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)