Cassilândia, Sábado, 18 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

28/07/2004 08:10

Aftosa segunda fase da campanha atingiu 98,8% do rebanho

APn

A segunda fase da campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul, que começou no dia primeiro de maio e terminou no último dia 15 de julho, imunizou cerca de 11,9 milhões de animais, 98,8% da meta de 12,1 milhões – entre os rebanhos do Planalto e do Pantanal – conforme informações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

A proporção do Planalto, primeiro a encerar a campanha, chegou a 98,9% dos 9,9 milhões de animais sendo que a região de Campo Grande – composta pela capital e mais nove municípios – foi a que obteve o melhor índice de vacinação em relação ao número de animais: 98,3% dos 2,2 milhões animais foram imunizados. Já no Pantanal, composto por oito municípios, o maior índice foi de 99,2% na região de Coxim, aproximadamente 385,7 mil – que compreende as cidades de Coxim e Rio Verde do Mato Grosso – o menor índice foi registrado na região de Aquidauana – que inclui Corumbá, Ladário e Miranda – onde apenas 96% dos 1,6 milhões foram vacinados.

“É claro que se tivéssemos atingido 99,9% de todo o rebanho seria bem melhor, mas temos que levar em conta as adversidades pelas quais muitos produtores passaram, principalmente a questão da elevada precipitação em algumas regiões do Estado”, lembra o gerente de inspeção e defesa sanitária animal do Iagro, Osvaldo Pereira Dias.

Embora a campanha tenha sido prorrogada por mais 15 dias, a pedido dos próprios produtores que alegaram dificuldades no manejo dos animais, devido ao excesso de precipitação, muitos deixaram de vacinar o rebanho e, conforme Osvaldo Dias, “vão ter que arcar com uma multa de R$ 20,00 por animal”.

PRÓXIMA FASE

Finalizada mais uma fase da campanha de combate a aftosa no Estado os pecuaristas terão apenas três meses de folga que antecipam a terceira e última fase da campanha de vacinação contra a doença esse ano. De acordo com o agendamento do Iagro essa fase começa no dia primeiro de novembro e termina no dia 30 do mesmo mês para o rebanho do Planalto e vai até o dia 15 de dezembro para os animais do Pantanal. Nesse caso todo o rebanho, de mamando a caducando deverão ser vacinados, o que significa aproximadamente 25 milhões de cabeças.



Cristiane Sandim - Iagro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 17 de Novembro de 2017
19:49
Cassilândia
10:28
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Quinta, 16 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)