Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Russos chegam em MS para inspeção dia 7

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 02 de agosto de 2006 - 13:43

No dia 7 de agosto, segunda-feira próxima, técnicos da missão russa, que está no Brasil desde dia 31 de julho, chegam em Campo Grande, de onde seguem diretamente para Eldorado e inspecionarão as medidas adotadas para contenção dos focos de febre aftosa, ocorridos em outubro do ano passado.

Eles permanecerão no Estado somente por dois dias, até terça-feira, 8 de agosto. Visitarão rebanhos de Eldorado, Mundo Novo e Japorã. Os técnicos deverão verificar o trabalho executado para sacrifício, desinfecção e vazio sanitário, após os focos. A Rússia é um grande comprador de suínos. O mercado espera que o País retire o embargo pelo menos de Santa Catarina, o maior exportador nacional, aliviando a pressão do mercado interno e dando condições à recuperação dos preços.

Porém, até o momento, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), há apenas uma solicitação de que eles visitem o estado de Santa Catarina, mas não está previsto no roteiro. Uma eventual alteração depende de Moscou.

Os russos chegaram na segunda-feira e participaram de uma reunião inicial no Mapa, em Brasília. Esta manhã seguem para Porto Alegre (RS), onde conhecerão laboratório e depois virão ao Paraná e Mato Grosso do Sul. Na seqüência a missão estará no Mato Grosso e visitando o Lanagro de Pernambuco. A última parada é o Panaftosa, no Rio de Janeiro. Também será no Rio, no dia 14 de agosto, a reunião final dos russo com técnicos do Mapa, em que devem expor o que verificaram durante as visitas.

Em julho uma missão de europeus esteve no Brasil e visitou Mato Grosso do Sul. É esperado relatório apontando eventuais inconformidade encontradas, caso existam. Neste caso não há perspectivas de retirada do embargo, imposto a Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, desde o fim do ano passado.

SIGA-NOS NO Google News